Notícia

Diário Oficial do Estado de São Paulo

R$ 5 milhões para projetos na área ambiental

Publicado em 07 janeiro 2014

A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza assinaram um acordo de cooperação para o apoio a pesquisas desenvolvidas por instituições situadas no Estado de São Paulo, inclusive em parceria com outros Estados brasileiros.

Os projetos serão selecionados por meio de chamada de propostas e deverão estar relacionados a duas linhas temáticas. São elas: os cenários climáticos futuros e seus impactos sobre a biota, e o monitoramento de hábitats e espécies do Lagamar – região que abrange o Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape-Cananeia-Paranaguá, entre o litoral sul do Estado de São Paulo e o litoral norte do Paraná –, incluindo ambientes continentais e marinhos, e considerando suas variáveis climáticas.

O Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape-Cananeia-Paranaguá coincide com área de proteção instituída pelo Ministério de Meio Ambiente em maio de 2006. Prevê a gestão integrada de 34 áreas no litoral sul do Estado de São Paulo e no litoral do Estado do Paraná.

O aporte financeiro total para os projetos soma R$ 5 milhões, que serão desembolsados em partes iguais pela Fapesp e pela Fundação Grupo Boticário ao longo do período de duração das pesquisas, que pode ser de até 48 meses. Os estudos que tenham amostragem nas porções paulista e paranaense do Lagamar serão mais valorizados.

A Fundação Grupo Boticário mantém uma Reserva Particular do Patrimônio Natural sob sua administração, a Reserva Natural Salto Morato, como base para os projetos de pesquisa na porção paranaense do Lagamar. No local, oferece alojamento e laboratórios como apoio às etapas de campo na região. A reserva localiza-se no município de Guaraqueçaba (PR), próximo ao Parque Nacional de Superagui e ao município de Cananeia (SP).

As propostas deverão ser apresentadas seguindo as normas do Programa Pite- -Fapesp. A seleção abrangerá análise de mérito e análises comparativas. O prazo para o recebimento termina em 11 de abril. A chamada está disponível em www.fapesp. br/8386.

Imprensa Oficial - Conteúdo Editorial

Agência Fapesp