Notícia

Energia Elétrica

R$ 3,5 milhões para pesquisas em energia elétrica

Publicado em 09 agosto 2006

Fonte: Agência FAPESP (SP)
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) acaba de lançar um edital voltado para o setor de energia elétrica. Serão aplicados nesse concurso R$ 3,5 milhões, oriundos do CT-Energ.
Os projetos de pesquisa, para serem selecionados, precisam colaborar com o desenvolvimento, a inovação e a disseminação do conhecimento na área de combustão e gaseificação. As propostas dos interessados devem ser enviadas ao CNPq, exclusivamente via internet. Serão aceitos os formulários recebidos até as 18h do dia 21 de setembro.
Segundo o edital, dentro das duas áreas, inseridas no setor elétrico, nove áreas prioritárias foram definidas. Desde 2003, quando foi lançada a ação induzida para formação de doutores no exterior na área de combustão, o governo federal vem incentivando, com recursos financeiros, os estudos nesse campo do conhecimento.
Hoje, segundo o CNPq, estão sendo financiadas sete redes de pesquisa e quatro projetos demonstrativos Alguns cursos de capacitação, como também a publicação e a tradução de livros técnicos foram também apoiados nesses últimos três anos.