Notícia

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Química perde Paschoal Senise

Publicado em 28 julho 2011

Paschoal Senise faleceu no último dia 21, aos 93 anos. Doutor em Ciências Químicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador na área de métodos microquímicos e eletroanalíticos aprofundou os estudos na área das ciências químicas .

Em 2006, Senise recebeu o título de Pesquisador Emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq/MCT), destinado a pesquisadores que prestaram relevantes contribuições para o país . Professor Titular aposentado do Instituto de Química e Professor Emérito da USP, Paschoal recebeu diversas premiações, entre elas, o Prêmio Anísio Teixeira, do Ministério da Educação e Cultura, em 1991, e o Prêmio Moinho Santista, de química, da Fundação Moinho Santista.

Condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, pelo Presidente da República, em setembro de 1994, também integrou o Conselho Federal de Química, do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Instituto Butantan e foi membro do CNPq.

Assessoria de Comunicação Social do CNPq

comunicacao@cnpq.br

(61) 3211-9414