Notícia

Jornal da Unesp online

Questionário busca avaliar Jornal da universidade

Publicado em 30 julho 2007

O Jornal UNESP, veículo de divulgação institucional da Universidade fundado em 1985, é tema de estudo da jornalista Cinthia Leone Silva dos Santos, aluna do curso de especialização em Divulgação Científica do Núcleo de Estudos José Reis da Escola de Comunicação e Arte da USP. O objetivo do trabalho é analisar a resposta do público-alvo aos assuntos enfocados no principal instrumento de comunicação da instituição, editado pela Assessoria de Comunicação e Imprensa.

Para avaliar a satisfação do leitor, formado em sua maioria por docentes, funcionários e alunos, foi enviado um questionário no último 23, contendo oito questões. O prazo para o envio das respostas termina no dia 31 de agosto. Com tiragem de 15 mil exemplares, o Jornal UNESP também é enviado para diversos órgãos públicos do Estado de São Paulo e demais universidades brasileiras.

A pesquisa, financiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), tem a orientação do professor Waldomiro Vergueiro, da ECA-USP, e co-orientação do coordenador de Imprensa da UNESP Oscar D'Ambrosio.

Outro foco do estudo, segundo Cinthia, é a participação de notícias de cunho científico na publicação. Esse levantamento já foi realizado na primeira parte do trabalho, período em que a autora analisou 222 edições do Jornal, das 224 já publicadas. "Pude observar que a participação de matérias de natureza científica vem aumentando. Nos últimos cinco anos, por exemplo, elas ocuparam cerca de 75% do total do conteúdo editorial", assinala.

Informações sobre o projeto: cinthia_leone@yahoo.com.br