Quem pode fazer pós-graduação? Entenda tudo sobre o assunto!
Você está considerando uma pós-graduação, mas ainda não conhece os pré-requisitos? Acompanhe o artigo para saber quem pode fazer pós-graduação e conquiste aperfeiçoamento acadêmico e profissional!
Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Você já considerou fazer pós-graduação? Não é segredo que a especialização tem ficado cada vez mais popular, especialmente durante os tempos de pandemia. Buscar o aperfeiçoamento tornou-se um movimento natural considerando o mercado de trabalho saturado que enfrentamos atualmente: agora é o momento de atualizar-se, promovendo uma segmentação cada vez maior de todas as carreiras. Mas quem pode fazer pós-graduação? Quais são os requisitos? Acompanhe o artigo para descobrir.
Destaques:
O que é pós-graduação?
A pós-graduação é um aperfeiçoamento acadêmico e profissional de nível superior que deve ser ser realizado “após a graduação”, daí o seu nome. De modo resumido, uma pós se centra no refinamento de habilidades e conhecimentos, direcionando-se para uma abordagem específica. Assim, se você se formou em Direito, por exemplo, sua atuação primária no mercado de trabalho é geral até que você conquiste uma especialização ou construa uma reputação atuando com mais frequência em determinado tipo de causa.
Uma pós-graduação também pode ser realizada para atualizar a atuação de um profissional. Se você trabalha com Tecnologia da Informação, por exemplo, a todo momento estão surgindo novidades no campo da tecnologia que podem influenciar e aumentar a produtividade no seu cotidiano profissional.
Então, a pós-graduação aparece como uma alternativa para não apenas definir a sua orientação profissional (o campo que você pretende atuar) como também melhor a realização de tarefas em uma posição que você já exerce.
Existe só um tipo de pós-graduação?
Não. No Brasil existem duas grandes modalidades de pós-graduação que podem ser divididos em 4 tipos distintos de programas. São eles:
Stricto-sensu: Mestrado e Doutorado.
Leia mais sobre os tipos de pós-graduação
Quem pode fazer pós-graduação?
Como mencionamos anteriormente, a pós-graduação é um curso de aperfeiçoamento que deve ser realizado após a graduação. Contudo, não são apenas as pessoas que terminaram um graduação (licenciatura e/ou bacharelado) que podem começar uma pós. A regra também vale para quem finalizou o curso tecnólogo. A explicação para isso é a seguinte: podem fazer pós-graduação todos os profissionais que possuem um diploma ou certificação de ensino superior.
Dessa forma, os cursos técnicos ou livres não poderão ser utilizados para a realização de uma matrícula na pós-graduação. De um modo geral, a pós deve ser considerado por todo o profissional que busca crescer no mercado profissional de maneira mais rápida e direcionada.
É importante lembrar que o método de ingresso para cada tipo de pós pode variar. Veja abaixo um resumo dos principais requisitos:
Quem pode fazer pós-graduação: mestrado
As etapas para ingressar em um mestrado vão variar de acordo com a Instituição de Ensino, podendo ser realizado mediante a obtenção de bolsa pelo estudante ou de forma gratuita em um Instituição de Ensino Federal. Para checar as oportunidades de mestrado no Brasil, você pode acessar o endereço eletrônico .
De forma geral, as etapas para realizar um mestrado são:
Realização de prova escrita;
Formulação de um projeto de pesquisa;
Domínio de um segundo idioma (geralmente inglês ou espanhol);
Análise Curricular;
Entrevista.
Vale lembrar que o tempo de dedicação para um mestrado fica em torno de 2 a 4 anos e ainda não pode ser realizado no modelo 100% EAD. Esta pós-graduação é recomendada especialmente para profissionais que buscam atuar no campo da magistratura ou pesquisa, já que o escopo de atividades e conhecimentos costuma ser mais teórico. Dentro da modalidade mestrado você ainda poderá optar pela variação acadêmica ou profissional.
Quem pode fazer pós-graduação: doutorado
Muitas pessoas acreditam que ter realizado um mestrado é pré-requisito para se conquistar um doutorado. Isso, contudo, não é verdade. Em termos técnicos, é completamente possível ir diretamente para a conquista do título de doutor. Isso não costuma acontecer porque a cobrança do nível de uma pós-graduação Stricto-Sensu Doutorado é muito alta e, por isso, o caminho mais simples é passar primeiramente pelo doutorado.
Assim, profissionais interessados pelo doutorado também realizarão prova escrita, entrevista, projeto de pesquisa e passarão pela análise curricular. O Doutorado é o maior título que se pode obter no âmbito acadêmico brasileiro e por isso é acompanhado de grande prestígio, especialmente no âmbito de pesquisa. Os programas de Doutorado também não podem ser realizados no regime 100% EAD e costuma exigir do aluno dedicação quase completa por cerca de 5 anos. As opções de bolsa pela CAPES, CNPq, FAPESP e FINEP também são possíveis para este caso.
Quem pode fazer pós-graduação: MBA e Especialização
Dentre os cursos e programas de pós-graduação, o MBA e a Especialização são os mais democráticos, objetivos e conciliáveis. Afinal, podem ser realizado por qualquer pessoa que possua a devida certificação de ensino superior (graduação e tecnólogo).
Em raros casos, pode-se exigir a graduação em uma área específica. Contudo, de modo geral, um dos objetivos destes dois programas de pós lato-sensu é trazer multidisciplinariedade e diversificar os conhecimentos dos profissionais.
Os cursos de MBA e especialização podem ser concluídos num período que varia de 6 a 18 meses e podem ser realizados no modelo 100% EAD sem perda de qualidade e valor na certificação. Ao final do curso, o estudante recebe o título de especialista na área estudada.
Quem pode fazer pós-graduação EAD?
Durante o artigo mencionamos a possibilidade da realização de pós-graduação online. Esta é uma opção interessante para pessoas que possuem uma rotina mais corrida, já que a principal característica destes cursos é o alto grau de autonomia para os alunos que podem escolher quando e onde acessar os conteúdos.
Para fazer uma pós-graduação online atualmente, é necessário escolher por um curso da modalidade lato-sensu: isto é, um MBA ou uma Especialização. Apesar de já possuírem legislação específica para serem ministrados no regime EAD, ainda não existem cursos de pós-graduação Stricto-Sensu autorizados a funcionarem dessa maneira.
Veja abaixo mais vantagens de se realizar uma pós-graduação EAD:
Mensalidades mais em conta: exatamente por não ter de investir no aluguel de espaços, as Instituições de Ensino podem ofertar cursos com mensalidades mais em conta para os seus alunos.
Economizar tempo e dinheiro em deslocamento: este ponto é especialmente positivo para quem mora mais longe da Instituição de Ensino. Com uma pós EAD você pode realizar todas as atividades do conforto da sua casa, sem gastar tempo no trânsito ou dinheiro em passagens e gasolina.
Concluir o curso mais rapidamente: na pós-graduação EAD você estuda no seu ritmo, sem precisar acompanhar uma classe. Assim, você poderá ditar o ritmo dos seus estudos e até mesmo concluir o curso mais rapidamente. Na Gran Pós, por exemplo, é possível obter o título de especialista em 6 meses.
Clique aqui para ler mais sobre o assunto se você ainda está na dúvida se vale a pena fazer uma pós-graduação EAD
Onde fazer pós-graduação EAD de qualidade?
Se você busca fazer uma pós EAD de qualidade, a Gran Cursos Pós-Graduação é uma excelente escolha para você! Além de serem ministrados 100% online (sem a necessidade de comparecer ao polo físico em nenhum momento), todos os cursos são devidamente certificados pelo MEC e válidos em todo território brasileiro.
Se você é concurseiro a Gran Pós também poderá te ajudar com os estudos para o seu concurso de escolha, ajudando a garantir o título de especialista ao mesmo tempo. É o caso dos cursos de pós-graduação 2 em 1!
Na Gran Pós-Graduação você tem autonomia total para decidir quando acessar os conteúdos e acessar as provas (observando o prazo máximo de 18 meses para o acesso de cada conteúdo).