Notícia

Revista Movimento online

Quem é João Doria? Da LIDE ao PL-529

Publicado em 07 novembro 2020

Por Pedro Micussi

Na semana em que este artigo é escrito, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou o perverso pacote de “ajuste” fiscal encaminhado pelo governador João Doria, o Projeto de Lei 529/2020. O que este projeto revela sobre o caráter do governador de São Paulo? Que consequências essa personalidade da direita ainda pode trazer para o Brasil? Afinal, quem é João Doria e quais os significados e consequências do PL 529?

A entrada de João Doria na política

É necessário recapitular como iniciou o envolvimento de João Doria com a política. Antes de dar as caras nas eleições, Doria operava lobby nos bastidores como principal articulador da LIDE Empresarial. Fundada em 2003, ela define a si mesma como “uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa nas esferas pública e privada.” Traduzindo: uma associação burguesa para “pressionar” (à maneira burguesa) governos e parlamentares.

Mas, em 2016, Doria resolveu dar as caras na política e candidatou-se a prefeito de São Paulo. Apesar de apadrinhado pelo então governador Geraldo Alckmin (a quem traiu posteriormente na disputa pela candidatura à presidência pelo PSDB), Doria apostou na figura do “outsider”. “Não sou político, sou gestor” – dizia o político candidato a prefeito. A moda de candidatos bilionários estava em alta naquele ano. Nos Estados Unidos, Donald Trump apostava no mesmo perfil. Antes de Bolsonaro se tornar um personagem relevante na política nacional, Doria era o equivalente ao então candidato a presidente americano pelos republicanos (aliás, ambos tinham sido apresentadores de programas de televisão de qualidade duvidosa). A comparação não se resumia ao perfil do candidato mas também ao programa. Doria, assim como Trump, apostava num programa explicitamente de direita, anticomunista. Por vezes, apelando para a ignorância do povo. Por exemplo, o principal mote da campanha do tucano era “acelera”, numa referência aos limites de velocidade nas marginais que o candidato prometia elevar – apesar das comprovadas muitas mortes que tal medida acarretaria. Portanto, Doria e Trump são um resultado do desenvolvimento do neoliberalismo: burguesas assumindo diretamente as rédeas do Estado para esmagar a classe trabalhadora.

Uma vez prefeito da capital paulista, Doria utilizou sua influência política para tentar tomar o lugar de Alckmin como líder do partido em São Paulo. Além de utilizar o poder econômico, é claro: denúncias da época apontavam que Doria teria dado dinheiro a filiados para vencer as prévias do PSDB. No fim das contas, o candidato a presidente pelo partido foi Alckmin, mas a influência de Doria no PSDB não parou de crescer, ainda mais quando a candidatura a presidente de seu rival provou-se um grande fiasco ao mesmo tempo em que ele próprio tornava-se governador do estado. (Aliás, cabe lembrar que, quando candidato a prefeito, Doria prometeu que jamais abandonaria a capital para ser governador.)

Dessa forma, Doria promoveu grandes transformações no PSDB. No congresso de 2019, o partido se colocou a favor da redução da maioridade penal, demissão de funcionários públicos e cobrança de mensalidade em universidades públicas, consolidando um perfil mais explicitamente de direita. Além disso, durante as eleições de 2018, Doria fez questão de surfar na onda da extrema direita. Disse que, em seu governo, pagaria os melhores advogados a policiais assassinos, que a polícia ia “atirar para matar” e, no segundo turno, emplacou o infame mote “Bolsodoria”. Uma triste ironia que um dos partidos fundados como oposição ao regime militar tenha terminado apoiando-se num candidato que reivindica abertamente a ditadura.

Doria, “o sensato”?

Mas bastou Bolsonaro cair nas pesquisas de popularidade que Doria – acostumado a tomar posições voláteis – tratou de inverter o que havia dito antes: passou a “defender” a democracia e a sensatez. Mas e o Bolsodoria? “Eu não sou bolsonarista. Eu não criei o ‘BolsoDoria’. O movimento nasceu no interior [de São Paulo], espontaneamente. Mas eu incorporei” – disse o governador.

Quando a pandemia começou, Doria aproveitou para demarcar ainda mais as suas diferenças com o presidente e largou na frente de Bolsonaro. Decretou a quarentena em todo estado e, mais ainda, organizou, por meio do “Fórum dos Governadores”, a quarentena em outros estados do Brasil. Nas várias coletivas de imprensa, mostrava-se preocupado com a pandemia e exigia providência do Presidente da República. Na ausência dele, agia como se fosse o próprio. Diante da fraqueza da esquerda, agia como o principal homem da oposição. Ora, será então que havíamos cometido até então uma injustiça contra o governador que agora se revelava um homem sensato e preocupado com a vida?

Antes, um parêntesis. Como disse o colunista da Folha, Ranier Bragon, perto do Jair Futebol Clube, qualquer XV de Piracicaba parece um carrossel holandês. Ou, em outras palavras, perto de Bolsonaro, qualquer um parece um poço de humanidade e democracia. Se isto não for proposital, é no mínimo conveniente para Bolsonaro. Dessa forma, o presidente garante distância de todos os outros atores políticos e torna-se o centro do debate político. Há o “pró-Bolsonaro” e o “anti-Bolsonaro”, mas em qualquer caso só há Bolsonaro. Não há qualquer possibilidade de concorrência ou alternativa. Além disso, ele se mantém como a própria encarnação do “anti-establishment”. Evidentemente, isso é péssimo. Primeiramente, porque borra as importantes diferenças que existem entre aqueles que se opõem a Bolsonaro colocando a todos nós na mesma vala do “establishment”, da “Globo”, do “PT”, do “STF”, numa palavra, do status quo ao qual supostamente o capitão reformado se opõe. Em segundo lugar, porque nos relega à miséria de defender inimigos de classe, como Rodrigo Maia, Fernando Henrique Cardoso e Doria. São essas as figuras que vão nos liderar na derrubada do governo Bolsonaro e na construção do mundo pós pandemia? O que aconteceu com as figuras socialistas para sermos obrigados a recuar a tal ponto de exaltar nossos piores inimigos?

Mas, fora isso, a verdade é que a sensatez de Doria durou pouco e logo o político (digo, gestor) mudou de posição. De novo. Quando Doria anunciou a quarentena no estado, a medida contava com amplo apoio popular. Entretanto, com o avançar do tempo e a chegada das consequências econômicas, o apoio à quarentena foi caindo consideravelmente. Além disso, os bolsonaristas engrossaram o tom, promovendo atos radicalizados contra a quarentena em vários municípios do interior e ameaçando o governador de impeachment. Os empresários do ramo varejista pressionaram. Os prefeitos preocupados com reeleição começaram a tensionar pela reabertura das atividades.

E Doria cedeu. Assim como havia sido a vanguarda da quarentena no Brasil, o governador agora seria a vanguarda do relaxamento absolutamente prematuro das medidas de isolamento. Evidentemente, uma quarentena relaxada é melhor do que quarentena alguma. Mas Doria perdeu a posição que poderia conservar no imaginário de muitos como gestor responsável.

Afinal, quem é João Doria?

O primeiro adjetivo que deve vir à mente após esse breve histórico é “oportunista”. Ora está com Alckmin, ora está contra ele. Ora está com Bolsonaro, ora está contra ele. Primeiro é a favor da quarentena e depois é contra. Conforma o vento assopra, Doria define suas posições. Mais do que isso, Doria incorpora o espírito do “Shark Tank”, ladainha neoliberal contada por “coaches financeiros” segundo a qual as pessoas devem se comportar como um tubarão faminto preso em um tanque de água: voraz, audacioso e, é claro, individualista. Doria é capaz de empurrar para o lado quem quer que esteja perto dele na estrada para o poder (mais especificamente, para a presidência da República).

Além disso, Doria incorpora o mais puro programa neoliberal. E o que é neoliberalismo? Há muitas definições, mas a mais apropriada me parece a de David Harvey, segundo o qual neoliberalismo seria a vitória histórica da burguesia sobre o proletariado ocorrida no final do século XX. Quando se fala em neoliberalismo, pensa-se em muitas coisas: privatizações, desmonte dos serviços públicos, ataque ao funcionalismo público, financeirização, desregulamentação das atividades econômicas, destruição de direitos trabalhistas, ataques aos sindicatos, aumento da desigualdade, individualismo, etc. Mas o que unifica tudo isso é o golpe da burguesia contra a classe trabalhadora. E Doria adotou todas essas ações enumeradas. Em sua rápida passagem como prefeito de São Paulo, por exemplo, Doria propôs reforma da previdência (que só seria concluída pelo seu sucessor, Bruno Covas), inúmeras privatizações, além de um projeto para que a prefeitura comprasse ração humana feita com resto de comida para dar às pessoas em situação de rua (iniciativa essa que em grande parte foi frustrada pela ação de minha companheira Sâmia Bomfim, então vereadora da capital). Como governador, conseguiu aprovar reforma da previdência após a aprovação da reforma da previdência nacional. Mas, quando a agenda da burguesia passou a ser a reforma administrativa, Doria tentou se adiantar e lançou o projeto 529, do qual trataremos mais a seguir. Num momento em que parte da classe dominante brasileira começava a desconfiar das reais intenções de Bolsonaro em seguir rigorosamente a cartilha neoliberal, Doria resolveu se adiantar e mostrar a si mesmo como a alternativa mais consequente para quem quer continuar enriquecendo (como ele mesmo) às expensas de um povo miserável e de uma economia nacional absolutamente dependente das potências estrangeiras e do capital financeiro.

Por fim, mas não menos importante, Doria é mais um político a se utilizar do populismo penal. Ou melhor: da necropolítica, pois, não se trata apenas de um discurso em favor do genocídio do povo preto e pobre proferido durante as eleições. O governador cumpriu sua promessa de campanha e efetivamente intensificou a matança sobre aqueles que pretende amedrontar e tratar como descartáveis. No primeiro semestre de 2020, São Paulo bateu o recorde histórico de homicídios cometidos por policiais militares. Especificamente a ROTA, uma espécie de “tropa de elite” da Polícia Militar de São Paulo, matou 98% mais em 2019 do que no ano anterior. Além disso, não podemos esquecer que foi em seu governo que ocorreu o massacre de Paraisópolis, quando 9 jovens foram assassinados durante uma festa na periferia de São Paulo. A primeira reação do governador foi elogiar a ação da polícia e dizer que a “operação pancadão” (que vitimou os jovens) iria continuar. Até o momento, quase um ano após o ocorrido, nenhum policial foi punido. Assim como tantos outros que cometeram homicídios.

O aumento da letalidade policial não é um mero acidente. É o resultado de um imbróglio jurídico criado entre “pacote anti-crime” do governo Bolsonaro, decretos do governador e normativas da Polícia Militar. Ocorre o seguinte: o pacote anticrime diz que não poderá haver sindicância a qualquer policial caso o mesmo não tenha advogado. O decreto do governador diz que, caso o policial não possa pagar um advogado, o fundo da PM deve fazê-lo. Mas, caso não constitua advogado após determinado prazo, o processo é arquivado. Adivinhe o que acontece? O policial diz que não tem advogado e o fundo da PM diz que não pode bancar um. O processo então é arquivado. É a “licença para matar” sendo colocada em prática.

Portanto, Doria é um oportunista, um neoliberal e um agente da necropolítica.

O Projeto de Lei 529/2020

No início da pandemia, a possibilidade de colapso geral do capitalismo era tão concreta que levou até quem meses antes era bastião da austeridade fiscal a retirar da prateleira empoeirada velhas cartilhas keynesianas. O editorial do jornal inglês Financial Times, por exemplo, importante veículo difusor das teses neoliberais, posicionou-se a favor do aumento do investimento público, sobretudo na área de saúde. O antigo presidente do Banco Central da Era FHC, Armínio Fraga, disse no Roda Viva que era possível e necessário aumentar o gasto público, afinal, em suas palavras, “dinheiro tem”. É mesmo? Então por que fizeram uma reforma da previdência a uma emenda constitucional para limitar gastos públicos?

No entanto, a moda do keynesianismo “retrô” não emplacou muitas estações. Ao menos no Brasil, a moda nem chegou a pegar de verdade. O governo federal, por pressão do Congresso, foi obrigado a criar uma renda emergencial sem a qual mais tantos milhões de brasileiros estariam passando fome e desabrigados. Mas, fora isso, segue a pressão pela manutenção do absurdo teto de gastos, privatizações, etc. É verdadeiramente incrível que, num contexto de crise como o atual, quando o investimento público e a manutenção dos salários é essencial para evitar a bancarrota completa da economia nacional, os “analistas econômicos” sigam martelando na tecla de enxugamento dos “gastos”.

Doria, como dito anteriormente, fez questão de se mostrar como o aluno obediente que faz o dever de casa antes de todo mundo. Mas a justificativa contábil de enxugamento de gastos para conter um rombo nas contas públicas é nada mais do que uma desculpa esfarrapada no caso de São Paulo. Em nenhum momento o governador apresentou os cálculos que embasaram seu projeto de ajuste fiscal, o PL 529. Tampouco demonstrou de que forma as iniciativas propostas iriam impactar na arrecadação do estado. Provavelmente porque essas projeções não sobreviveriam a um cálculo apurado. Por exemplo, algumas das empresas que Doria propôs extinguir (como a CDHU e o Instituto Florestal) são superavitárias, ou seja, dão lucro. Como que um projeto que pretende gerar superávit no orçamento do estado extingue uma empresa que dá lucro ao estado? Além disso, a justificativa do projeto é uma queda na arrecadação provocada circunstancialmente pela pandemia, no entanto, a solução apontada são iniciativas que alteram a longo prazo a estrutura do estado.

Vamos, então, aos itens do projeto. Primeiramente, ele propõe a extinção ou privatização das seguintes empresas e autarquias públicas:

Fundação Parque Zoológico de São Paulo – realiza acolhimento de animais vítimas de maus tratos, pesquisas, reprodução em cativeiro de espécies ameaçadas e educação ambiental. A proposta é que seja privatizado.Instituto Florestal – gere áreas de preservação ambiental.Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo (CDHU) – gere moradias populares.Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S. A. (EMTU/SP) – fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo.Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) – Exerce o controle de endemias, bem como o controle de vetores biológicos e hospedeiros intermediários.Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP) – fiscaliza e administra aeroportos.

Ou seja, num momento em que queimadas destroem os ecossistemas brasileiros e uma pandemia assombra o mundo, Doria achou uma boa ideia acabar com órgãos ambientais e com uma autarquia responsável por combater endemias. Isso sem falar nos órgãos públicos que o projeto propunha extinguir mas foram retirados do projeto pela ALESP, a saber:

Fundação para o Remédio Popular “Chopin Tavares de Lima” (FURP) – desenvolve e produz medicamentos para serem distribuídos gratuitamente pelo SUS.Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP) – realiza tratamento para pessoas que tiveram câncer (como produção de próteses) e realiza pesquisas sobre a doença;Instituto de Medicina Social e de Criminologia (IMESC) – realiza perícias nas áreas de Medicina Legal e de Investigação de Vínculo Genético.Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva” (ITESP) – órgão responsável pelo planejamento e execução das políticas agrária e fundiária do estado de São Paulo.

Além disso, o projeto propõe confiscar o superávit orçamentário (a “sobra” de caixa) de todas as autarquias públicas. Após muita pressão da comunidade universitária, as estaduais paulistas e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo foram salvas dessa barbaridade. Mas o fundo da Defensoria Pública, por exemplo, não. Isso é grave, já que, muitas vezes, um órgão público não esgota a verba que recebeu em um ano pois precisará dela no exercício seguinte.

Outro ponto do projeto é o programa de demissão voluntária de servidores que já se encontram em condições de se aposentar. Na justificativa do projeto, o governador se refere a eles de forma preconceituosa, afirmando que já não trabalham bem por estarem “cansados”. Mas são 5600 servidores experientes que, se saírem, irão sobrecarregar os trabalhadores que ficarem no serviço.

O PL 529 também propõe aumento da cobrança sobre o plano de saúde dos servidores do estado, o IAMSPE. O aumento irá variar de acordo com a idade e outros fatores de risco do trabalhador. É a aplicação da lógica perversa dos planos de saúde: quanto mais você precisa, mais você paga.

Por fim, o projeto propõe que produtos cujo incidência de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços seja menor do que 18% sejam considerados beneficiários de “renúncia fiscal”. O que isso significa? Que o governo poderá aumentar imposto sobre mercadorias como alimentos da cesta básica e remédios. Isso mesmo: aumentar imposto de remédio de comida em meio a uma pandemia que se combina com crise econômica.

Em resumo, o PL 529 propõe destruição do patrimônio público, ataque aos servidores e aumento da desigualdade.

É surpreendente que alterações em tantas áreas distintas (fiscal, administrativa, tributária, etc.) tenham sido propostas em um único projeto. Mais surpreendente ainda, que tenha sido levado a plenário sem tramitar em nenhuma comissão. Apenas um único deputado ficou encarregado de avaliar a legalidade do projeto e propor alterações.

Os trabalhadores dos órgãos citados no projeto, a comunidade universitária e a sociedade civil em geral deram um grande exemplo de mobilização e resistência. Apesar do contexto de pandemia, conseguiram garantir manifestações quase diárias na porta da ALESP. Foram aos gabinetes dos deputados, ligaram e se manifestaram nas redes sociais. Sem essa pressão, não teria sido possível forçar o governo aos recuos mencionados anteriormente. Evidentemente, a aprovação do projeto é uma tragédia. Mas, se nos mantivermos na luta, dias melhores virão.

Prova disso é que a aprovação do projeto não foi nada fácil. O governo teve dificuldade em encontrar o número mínimo de parlamentares favoráveis e a tramitação transcorreu por semanas a fio. Isso mesmo considerando que, não sendo uma emenda à constituição, o projeto não necessitava de maioria qualificada para ser aprovado.

Doria obteve apenas o exato número mínimo de votos necessários. Para isso, contou com o sempre providencial apoio de Janaína Paschoal. A deputada adora dizer aos quatro ventos que é de oposição. Quando chegam propostas do governo à ALESP, Janaína primeiramente se coloca publicamente contra o projeto. Mas, posteriormente, negocia alterações no projeto para garantir votos dela e de seus aliados. Foi assim na reforma da previdência e o mesmo se repetiu no PL 529.

Além disso, utilizou o velho mecanismo de oferecer emendas parlamentares a deputados que votassem a favor do projeto. É o mesmo toma lá da cá que garantiu a aprovação da reforma da previdência. Mas, pelo que se diz nos corredores da ALESP, a conta dessa vez saiu bem cara.

Houve tempos em que a ALESP era um mero despachante dos interesses do PSDB. Quase não havia oposição de fato. A tramitação complicada do PL 529 prova que isso mudou. O governo agora labuta para conquistar maioria. Em parte, é verdade, pelo crescimento da direita bolsonarista que por ora não se alinha a Doria. Mas também devido à forte presença da bancada do PSOL, da qual sou líder, que dobrou de tamanho nessa legislatura e atuou de maneira firme para obstruir o projeto.

O que o futuro nos guarda?

Atualmente, Bolsonaro personifica tudo de mais abjeto que pode haver na política. Todos que defendem patamares civilizatórios mínimos corretamente identificam nele o seu maior inimigo e tomam o combate a ele como prioridade absoluta. Entretanto, o que este artigo procurou demonstrar é que o neoliberalismo (entendido como ataque da burguesia contra a classe trabalhadora) possui várias facetas horrendas. Bolsonaro não é a única, ainda que a pior de todas. Doria é uma delas. É preciso estar atento, portanto, ao papel que este senhor (que caracterizamos como oportunista, neoliberal e necropolítico) irá cumprir na política nacional. Nesse sentido, o PL 529 é um sinal do comprometimento do governador com a agenda neoliberal num momento em que Bolsonaro é questionado em relação a isso. Além das consequências práticas e imediatas nefastas que o projeto traz, é uma sinalização política importante.

O que o futuro nos guarda dependerá em grande parte de nossa luta. Eu não quero viver num futuro com Bolsonaro e tampouco com Doria. Fora Bolsodoria!

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Estadão.com O Estado de S. Paulo Estadão.com O Estado de S. Paulo O Estado de S. Paulo O Estado de S. Paulo Folha.com Folha.com TV Globo G1 Folha de S. Paulo Folha de S. Paulo Folha.com Estadão.com Estadão.com G1 UOL UOL Jornal do Commercio (PE) BandNews TV Yahoo! A Tribuna (ES) Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) O Liberal (PA) Folha de S. Paulo Estadão.com O Estado de S. Paulo O Estado de S. Paulo Estadão.com Estadão.com Folha.com Agora São Paulo Folha de S. Paulo Diário do Grande ABC online UOL O Povo IstoÉ online BOL Correio Braziliense online IstoÉ Dinheiro online Estado de Minas online Jovem Pan O Globo online Jovem Pan Agência Brasil Folha.com Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online Diário do Grande ABC online Estado de Minas online IstoÉ online O Povo BOL UOL IstoÉ Dinheiro online Yahoo! Yahoo! Nexo Jornal Agora São Paulo online BOL UOL Folha de S. Paulo Portal R7 Correio Popular (Campinas, SP) Portal R7 Correio Braziliense online Estado de Minas online O Povo Diário do Grande ABC online IstoÉ Dinheiro online IstoÉ online G1 EPTV Valor Econômico online Valor Econômico online Valor Econômico Valor Econômico Estadão.com O Estado de S. Paulo Folha de S. Paulo Folha de S. Paulo Jornal Primeira Página Correio Popular (Campinas, SP) Folha.com UOL G1 Folha.com GloboNews Folha.com Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online Jovem Pan Folha de S. Paulo G1 Folha.com Estadão.com GloboNews Folha.com A Tribuna (Santos, SP) Folha de S. Paulo Correio Popular (Campinas, SP) Correio Popular (Campinas, SP) Folha.com Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online Folha de S. Paulo Folha de S. Paulo Diário do Pará Folha.com Folha.com Folha de S. Paulo Estadão.com O Estado de S. Paulo Jornal Primeira Página Folha de S. Paulo Folha.com CNN (Brasil) Jornal Primeira Página Jornal Primeira Página G1 Folha.com Folha de S. Paulo Estadão.com A Tarde (BA) Jornal Primeira Página TV Globo Jovem Pan Folha.com Jornal Primeira Página Folha.com Yahoo! Folha da Região (Araçatuba, SP) Agência Estado IstoÉ online IstoÉ Dinheiro online G1 G1 GloboNews O Estado de S. Paulo Estadão.com Estadão.com Folha.com Folha de S. Paulo Jornal de Piracicaba Jornal Primeira Página Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) O Estado de S. Paulo Estadão.com Folha da Região (Araçatuba, SP) Jornal de Jundiaí CNN (Brasil) Jornal Primeira Página Jornal Primeira Página Correio Popular (Campinas, SP) G1 Estadão.com Correio Popular (Campinas, SP) Jornal Primeira Página Estadão.com UOL BOL O Estado de S. Paulo O Estado de S. Paulo UOL BOL Folha.com Estadão.com Estadão.com Jornal Primeira Página G1 Folha de S. Paulo Estado de Minas online Estadão.com O Estado de S. Paulo O Estado de S. Paulo Estadão.com Folha.com Folha de S. Paulo Folha.com Folha de S. Paulo Folha.com Folha de S. Paulo Jornal Primeira Página UOL O Povo BOL Diário do Grande ABC online IstoÉ online IstoÉ Dinheiro online TV Globo G1 TV Globo Folha.com BOL UOL G1 TV Cultura Folha.com Diário do Grande ABC G1 Diário do Grande ABC online Diário do Grande ABC online Folha.com Folha.com G1 Folha de S. Paulo O Estado de S. Paulo Estadão.com Folha.com G1 Diário do Grande ABC online O Povo BOL UOL IstoÉ Dinheiro online IstoÉ online Estado de Minas online Jornal Primeira Página Folha de S. Paulo Folha.com CNN (Brasil) Yahoo! Valor Econômico online G1 Estado de Minas online IstoÉ Dinheiro online IstoÉ online O Povo UOL BOL Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online Portal R7 Estadão.com A Tribuna (Santos, SP) Correio Popular (Campinas, SP) Correio Popular (Campinas, SP) Correio Popular (Campinas, SP) Folha de S. Paulo Folha.com Jovem Pan Agora São Paulo online Folha.com Folha.com O Estado de S. Paulo Estadão.com Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) Folha de S. Paulo G1 Portal R7 Yahoo! Estado de Minas online IstoÉ Dinheiro online BOL Diário do Grande ABC online O Povo IstoÉ online UOL Folha da Região (Araçatuba, SP) SBT Interior Portal R7 Rede TV! IstoÉ Dinheiro online BOL Agência Brasil Yahoo! IstoÉ online Portal Exame Jovem Pan Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online Estadão.com Valor Econômico online Valor Econômico O Estado de S. Paulo Estadão.com Estadão.com O Estado de S. Paulo Estadão.com Folha de S. Paulo Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online G1 BOL UOL Agora São Paulo online TV Cultura Portal R7 Diário do Grande ABC online IstoÉ online O Povo UOL BOL IstoÉ Dinheiro online Portal R7 Estado de Minas online Cruzeiro do Sul Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online SBT Interior Jovem Pan CNN (Brasil) Jornal Primeira Página Correio Popular (Campinas, SP) Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) Jovem Pan Jornal Primeira Página Jornal de Piracicaba Correio Popular (Campinas, SP) Folha.com Jornal da Cidade (Bauru, SP) Direto da Ciência Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Monitor Mercantil Partido Verde – 43 Blog do Toninho Blog da Raquel Rolnik LabCidade Revista Fórum online ABC - Academia Brasileira de Ciências O Documento online IG UDOP - União dos Produtores de Bioenergia Mega News MT Bomba Bomba FA Notícias Cuiabano News Notícia em Foco MT Bem Notícias Giro Marília O Bom da Notícia G Mais Brazil Grupo Rio Claro SP Portal Lapada Lapada Jornal Página do Estado Portal Mato Grosso Portal MT Gazeta de Alagoas online Litoral Hoje Diário da Notícia Resende News Vale São Patrício Head Topics (Reino Unido) Época online MSN Veja São Paulo online Brasil 247 Brasil 247 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas O Eco MSN Esquerda Diário Capadocianas Todo Dia (Americana, SP) NMQB Wap (China) Diário Causa Operária Online ABIPTI - Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação Carta Campinas Folha de Londrina online Yahoo! Esportes Jornal da USP online Rede Brasil Atual Central das Notícias Panorama Farmacêutico A Tribuna (ES) online Direto da Ciência Press From Brasil (EUA) Jornal de Itatiba Carta Campinas Notícias Botucatu A Cidade On (São Carlos, SP) Notícias ao Minuto Agora É Tribuna de Ibicaraí e Região Jornal GGN Carta Campinas Claudio Tognolli Rede Brasil Atual Central das Notícias Jornal GGN Portal Canaonline Jornal da Ciência online Terra FasterNet A Crítica (MS) online Aqui Notícias online Bem Paraná online Zero Hora online Correio do Papagaio online Dinheiro Rural online CGN Rede Massa SBT Portal do Holanda 6 minutos FM Metropolitana Online Mercado News Tribuna do Interior online Repórter Diário Guarulhosweb Tribuna do Agreste Tribuna do Sertão Diário de Notícias online HiperNotícias Vitória News Correio Popular (Campinas, SP) online TN Online Terra Oi Diário Chumbo Grosso DF Brasil de Fato online Portal Varada IG Chumbo Gordo ID News Blog Vi o Mundo Monitor Mercantil USP São Carlos BR18 Tela Brasil Intersindical Folha de Valinhos online O Liberal (Americana, SP) online 6 minutos A Crítica (MS) online Aqui Notícias online Diário de Notícias online Repórter Diário Guarulhosweb Mercado News Meon Tribuna do Sertão Terra Zero Hora online Bem Paraná online Correio do Papagaio online FasterNet Portal do Holanda Correio Popular (Campinas, SP) online Dinheiro Rural online CGN Tribuna do Agreste Rede Massa SBT Folha de Valinhos online Tribuna do Interior online Vitória News MSN Terra Seesp - Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo BandMulti UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Portal Paraíba Urgente IG MSN Diário de S.Paulo online Diário de S.Paulo Diário Comercial Todo Dia (Americana, SP) Jornal Cidade - Rio Claro Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública Rádio Brasil Campinas Portal Vermelho Hora do Povo online Central das Notícias Revista Seleções online Rádio Unesp FM 105,7 O Tempo (Contagem, MG) online Super Notícia 91,7 FM O Tempo online Canabrava 104.9 FM Folha de Londrina online Portal do Holanda Yahoo! Esportes Mix Vale Andifes Blog Searadionaotoca Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Página Zero online Terra Correio Popular (Campinas, SP) online Direto da Ciência Rápido no Ar ID News Central das Notícias Brasil de Fato online Portal Varada ID News Democracia Política e novo Reformismo Rede Brasil Atual Central das Notícias O Liberal (Americana, SP) online CPP - Centro do Professorado Paulista Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa Blog do Pedlowski Vitória News Tribuna do Sertão Correio Popular (Campinas, SP) online Tribuna do Agreste Guarulhosweb Diário de Notícias online Bem Paraná online Terra Zero Hora online Aqui Notícias online FasterNet Portal do Holanda Correio do Papagaio online Dinheiro Rural online CGN A Crítica (MS) online 6 minutos HiperNotícias O Liberal (Americana, SP) online Oi Diário Terra Leia Já UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Blog Searadionaotoca Central das Notícias Capadocianas Esquerda Marxista Voz de Rondônia Revista Seleções online Amazônia Acontece Ultradicas Plantão dos Lagos Andifes Blog do Welbi Jornal da USP online Central das Notícias Revista Aqui Ali online Tribuna do Interior online Folha de Valinhos online Jornal Estação online Repórter Diário Mercado News Jornal de Mato Grosso Ultradicas O Blog de Ricardo Tosto Plantão dos Lagos Acontece Botucatu Vale São Patrício Litoral Hoje Jornal Primeira Página online Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Esquerda Online MSN Blog Brasil Acadêmico Rádio Brasil Campinas Litoral Hoje Sudeste Notícia Diário Regional (Diadema, SP) Correio Popular (Campinas, SP) online Jornal GGN Blog do Mano ABRACAF - Associação Brasileira dos Concessionários de Automóveis Fiat Apnen Nova Odessa Democracia Política e novo Reformismo Jornal de Mato Grosso Democracia Política e novo Reformismo Campo Grande News PSDB-SP Tribuna do Norte (Natal, RN) online O Liberal (Americana, SP) online Jornal de Mato Grosso Leia Já Jornal Fogo Cruzado DF Notícias ao Minuto Jornal Floripa Jornal Tijucas Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Blog Searadionaotoca Capadocianas Agência CNI Jornal O Imparcial (Araraquara, SP) Diário de S.Paulo Brasil Soberano e Livre Jornal Cidade - Rio Claro Jornal da USP online Revista Fórum online TVK Web Cultural Capadocianas SINTRAJUS - Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Judiciario Estadual na Baixada Santista, Litoral e Vale do Ribeira do Estado de São Paulo Brasil Soberano e Livre Central das Notícias A Tribuna Piracicabana Jornal GGN Jornal da Ciência online UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas FDR.com.br Head Topics (Reino Unido) Hora do Povo online Blog Henrique Autran Dourado Jornal da USP online Carta Capital online Jornal Página Zero Região Noroeste Cruzeiro do Sul online Diário do Rio Claro online Esquerda Diário Capadocianas Diário do Engenho A Tribuna (Santos, SP) online Capadocianas Jornal da Manhã (Marília, SP) Jornal da Manhã (Marília, SP) Sorrentino Rede Agora de Notícias Centro Potiguar de Cultura Portal Hospitais Brasil USP São Carlos Jornal da USP online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online SBF - Sociedade Brasileira de Física Jornal do Comércio (RS) Revista Cult Jornal do Comércio (RS) online ABC - Academia Brasileira de Ciências Carta Campinas Central das Notícias ADunicamp - Associação dos Docentes da Unicamp A Tribuna (Santos, SP) online Sifuspesp - Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo ABC - Academia Brasileira de Ciências Rápido no Ar Carta Capital online ADunicamp - Associação dos Docentes da Unicamp O Diário de Mogi O Diário de Mogi A Tribuna de São Pedro Portogente UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Diário do Rio Claro Revista Questão de Ciência Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Jornal A Rua online ABC - Academia Brasileira de Ciências Rádio Unesp FM 105,7 Portal Oeste Paulista Jornal da USP online Portal Vermelho Blog O Calçadão Instituto de Estudos Avançados - Polo Ribeirão Preto FESSP - Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo Nota Diária Jornal Primeira Página online Jornal da USP online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Outras Palavras CPP - Centro do Professorado Paulista SciDev.Net (Reino Unido) Blog de Luciano Siqueira SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência IEA - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo Jornal da USP online Consultor Jurídico Head Topics (Reino Unido) Sifuspesp - Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo Capadocianas UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Jornal da USP online Brasil de Fato online Jornal Fogo Cruzado DF Esquerda Diário FESSP - Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo AASPTJ-SP - Associação dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo SISPESP - Sindicato Dos Servidores Públicos Do Estado De São Paulo SPRio+ SPRio+ Folha de Valinhos online CUT - Central Única dos Trabalhadores Seesp - Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo Sindicop - Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária e demais Servidores Públicos do Sistema Penitenciário Ciranda da Informação Jornal da USP online Diário Causa Operária Online Esquerda Marxista Semanário da Zona Norte online Carta Capital online Jornal da USP online Jornal da USP online USP São Carlos Poliarquia Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da USP online Página Zero online Terra Revide CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação Blog Henrique Autran Dourado Esquerda Diário MSN O Vale online Diário Causa Operária Online Correio Popular (Campinas, SP) online Midia News Darwinianas Carta Campinas Esquerda Online Diário Causa Operária Online Carta Capital online Head Topics (Reino Unido) USP São Carlos Blog Henrique Barbosa Seesp - Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo CUT - Central Única dos Trabalhadores Além d'Arena Poli/USP - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Science (EUA) online Chumbo Gordo Jornal da USP online Jornal da USP online SINPRO-DF - Sindicato dos Professores no Distrito Federal São Carlos Agora NewsCaf Acesso Wi-Fi.com A Cidade On (São Carlos, SP) CPP - Centro do Professorado Paulista Tecmundo O Extra.net (Fernandópolis, SP) online Notivagos InfoTec Computadores Direto da Ciência Esquerda Diário Esquerda Diário A Cidade On (São Carlos, SP) São Carlos Agora Jornal Primeira Página online Blog Searadionaotoca Jornal da Cidade (Aracaju, SE) Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública Jornal GGN UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Sindicop - Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária e demais Servidores Públicos do Sistema Penitenciário Esquerda Marxista Diário Causa Operária Online Sifuspesp - Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo Revista Fórum online Cientistas Engajados Ciência na rua ADunicamp - Associação dos Docentes da Unicamp Criativa On Line Jornal da USP online Arcoweb Folha de Valinhos online USP São Carlos Gazeta Brasil Jornal da USP online Folha de Londrina online DL News Portal do Holanda Mix Vale Glamurama A Gazeta (ES) online Todo Dia (Americana, SP) online Jornal da USP online APAR-SP - Associação dos Profissionais das Agências Reguladoras do Estado de São Paulo Jornais Virtuais Esquerda Diário FOUSP - Faculdade de Odontologia da USP A Tribuna Piracicabana Revista Seleções online Revide Todo Dia (Americana, SP) Jornal da Ciência online Broadcast (Estadão) Dinheiro Rural online Notícias Agrícolas SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência MSN Oi Diário Esquerda Diário Jornal Floripa Litoral Hoje Diário da Notícia Vale São Patrício Resende News Portal Dbo Instituto de Química de São Carlos USP São Carlos Terra Cruesp - Conselho de Reitores das Universidades Estaduais de São Paulo Jornal da USP online Jornal da USP online Portal A Verdade UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Jornal da USP online Esquerda Diário Jornal da USP online FNA Terra MSN UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Arcoweb Portal Attalea Agronegócios Jornal Floripa Central das Notícias Jornal da USP online Nota Diária Gazeta do Povo online (PR) Jornal da Ciência online ID News Jornal O Imparcial (Araraquara, SP) Subverta Bragança Jornal Diário online PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado Jornal Verdade (Franca, SP) Diário de Suzano Folha Metropolitana Tribuna Liberal Diálogo e Ação Petista Carta Capital online O Diário (Barretos, SP) Jornal da USP online Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública Jornal Tijucas Blog Pensar Netuno Jornal da Ciência online A Terra é Redonda O Imparcial (Presidente Prudente, SP) online O Vale online Dinâmicas Sul-Sur Jornal de Barueri online ArqBrasil O Vale Seesp - Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo Folha do ABC Jornal Cidade - Rio Claro Esquerda Online Jornal da USP online O Imparcial (Presidente Prudente, SP) FNA Blog Vi o Mundo Blog da Biblioteca da ECA Janela do Abelha ABPEducom APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo Jornal da USP online Jornal da Ciência online Dinâmicas Sul-Sur Outras Palavras Revista Fórum online Sindicop - Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária e demais Servidores Públicos do Sistema Penitenciário A Tribuna Piracicabana USP São Carlos Jornal Primeira Página online Grupo de Estudos da Localidade - ELO Esquerda Diário Jornal Primeira Página online A Nova Democracia online CUT - Central Única dos Trabalhadores Altamiro Borges Sindicop - Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária e demais Servidores Públicos do Sistema Penitenciário Seesp - Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo ABC - Academia Brasileira de Ciências Cruesp - Conselho de Reitores das Universidades Estaduais de São Paulo UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública Mundo Sindical Jornal da USP online BSB Notícias Jornal Tijucas Jornal Floripa Head Topics (Reino Unido) Portal Vermelho MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Resumen Latinoamericano (Argentina) ExNEPe - Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia Direto da Ciência Jornal da Ciência online Jota Terra MSN Jornal da USP online Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Jornal da Cidade - Bauru Jornal da Ciência online Socioambiental Terra MSN Select Recantos da Terra online São Carlos em Rede MSN Terra Head Topics (Brasil) Terra MSN São Carlos Agora Portal Vermelho Oi Diário Portal PSD Carta Campinas Blog do Miro Jornal da USP online Monitor Mercantil Sincovaga Instituto de Química de São Carlos Jornal Contratempo Jornal O Imparcial ID News 6 minutos Esquerda Diário Jornal da USP online Head Topics (Reino Unido) Portal Aprendiz Terra MSN Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública Carta Capital online Bomba Bomba O Bom da Notícia Bem Notícias Jornal Página do Estado Giro Marília Notícia em Foco MT Cuiabano News O Documento online Portal Lapada Lapada Portal Mato Grosso Portal MT Jornal da USP online Consultor Jurídico USP São Carlos Geekstart Zero Hora online Diário de Notícias online Terra Jornal GGN Unesp Monitor Mercantil Página Rural Justiça em Foco Jornal da Ciência online Jornal da USP online Jornal da Ciência online Aqui Notícias online Guarulhosweb A Crítica (MS) online Capadocianas Dinheiro Rural online CPP - Centro do Professorado Paulista Além d'Arena Bem Paraná online O Dia (Rio de Janeiro, RJ) online Portal do Holanda FasterNet Folha de Valinhos online HiperNotícias Correio Popular (Campinas, SP) online Rede Massa SBT Correio do Papagaio online Jornal de Itatiba online Vitória News Tribuna do Interior online TN Online Terra Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online Tribuna do Sertão Mercado News Repórter Diário CGN Tribuna do Agreste MSN Head Topics (Reino Unido) Brasil de Fato online Opera Mundi Jornal do Oeste (Toledo, PR) online O Liberal (Americana, SP) online Jornal Estação online GNoticia Jornal Odonto Carta Capital online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Mix Vale Folha de Londrina online Portal do Holanda DL News Meon Blog Leandro Leandro UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Monitor Mercantil Jornal da Ciência online Hora do Povo online A Tribuna Piracicabana DCM - Diário do Centro do Mundo Jornal LexPrime Portal Varada A Tribuna Piracicabana Jornal da Cidade (Aracaju, SE) Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública CPP - Centro do Professorado Paulista Jornal Tijucas Poliarquia Revista Fórum online Poliarquia Monitor Mercantil Jornal A Razão online CSP - Conlutas Central Sindical e Popular CPP - Centro do Professorado Paulista Carta Campinas Head Topics (Reino Unido) Folha de Dourados online Carta Capital online Jornal de Barueri online Jornal do Campus online Carta Campinas Jornal Tijucas Bomba Bomba Oi Diário O Diário de Mogi Jornal Cidade - Rio Claro Jornal da Ciência online Jornal da USP online ABC - Academia Brasileira de Ciências Blog dos Agentes - Blog Marcos Neto Jornal da USP online Jornal da USP online Terra Terra Sincovaga Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online Leia Já Guarulhosweb Folha Vitória online Correio Popular (Campinas, SP) online Repórter Diário Diário de Cuiabá online Terra Bem Paraná online Aqui Notícias online FasterNet Dinheiro Rural online Diário de Notícias online Tribuna do Interior online Portal do Holanda Zero Hora online Tribuna do Agreste 6 minutos A Crítica (MS) online Tribuna do Sertão Vitória News CGN Jornal de Itatiba online O Liberal (Americana, SP) online TN Online Carta Capital online Brasil de Fato online Jornal da USP online Jornal da Ciência online Jornal Primeira Página online Jornal da Ciência online UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Botucatu online Rede Massa SBT Folha de Valinhos online Mercado News O Vale online FM Metropolitana Online Diário Esportes CPP - Centro do Professorado Paulista Meon Folha de Londrina online DL News Portal do Holanda Notícias ao Minuto A Terra é Redonda Jornal da USP online Portal Vermelho UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas DCM - Diário do Centro do Mundo Cruesp - Conselho de Reitores das Universidades Estaduais de São Paulo BR18 NMQB Wap (China) Carta Capital online Instituto de Química de São Carlos UnB ABC - Academia Brasileira de Ciências Nosso Show Amazônia FoxBe Capadocianas Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Agência BR USP São Carlos Rede Brasil Atual CUT - Central Única dos Trabalhadores Poliarquia Tribuna de Ituverava online Jornal dos Concursos e Empregos online Jornais Virtuais Brasil 247 Terra MSN Correio Popular (Campinas, SP) online Terra Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online Dinheiro Rural online 6 minutos Bem Paraná online Portal do Holanda O Liberal (Americana, SP) online Revista Seleções online Terra 24 Brasil Jornal Página do Estado ABC do ABC MSN Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública Jornal GGN Guajara Hoje Diário Causa Operária Online Correio Popular (Campinas, SP) online Correio Popular (Campinas, SP) online Portal Varada Hora do Povo online Carta Campinas Agência BR Jornal Floripa Jornal do Campus online Esquerda Diário NMQB Seesp - Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo O Liberal (Americana, SP) Diário de S.Paulo PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado Agência BR Jornal Floripa MSN Jornais Virtuais Press From Brasil (EUA) Terra Portal da Band O Tempo online Super Notícia 91,7 FM Jornal Página do Estado Portogente Folha de Londrina online Mix Vale DL News Bomba Bomba NewsCaf Terra Correio Popular (Campinas, SP) online Dinheiro Rural online Terra A Tribuna (Santos, SP) online Giro Marília Rádio BandNews FM Veja São Paulo online Leia Já ABC do ABC Vitória News Bem Paraná online HiperNotícias Zero Hora online Notícias ao Minuto Aqui Notícias online Diário de Notícias online Mix Vale FasterNet Portal do Holanda CGN A Crítica (MS) online Tribuna do Agreste 6 minutos Guarulhosweb Tribuna do Sertão Rápido no Ar Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online Jornal de Itatiba online Folha Vitória online TN Online FA Notícias Jornal Página do Estado Bem Notícias Notícia em Foco MT Giro Marília Cuiabano News O Documento online Bomba Bomba G Mais Brazil Grupo Rio Claro SP Portal Mato Grosso Portal MT Blog da Cidadania Jornal dos Concursos e Empregos online Portal Mariliense Jornal Folha Noroeste Carta Capital online Carta Capital online Guarulhosweb Science (EUA) online Marília Notícia Marília Notícia Wap (China) Jornal da Ciência online Gazeta de S. Paulo online Portal Cantu Jornal da Manhã (Marília, SP) online Portal Agora no RS Blog Marcelo Bomba O Povo online Mix Vale CGN Correio Popular (Campinas, SP) online Acontece Louveira Amazônia Sem Fronteira O Documento online Tarobá News Bomba Bomba Votunews Money Times O Rolo Notícias Voz MT Sistema Costa Norte de Comunicação Dinheiro Rural online Cidade Azul Notícias Diário Carioca O Atual Portal Mato Grosso Portal MT Jornal O Diário (MT) online - Clique F5 Wiy Solutions Bixo Furioso Jornal Floripa UDOP - União dos Produtores de Bioenergia Tribuna do Interior online Rede Agora de Notícias O Liberal (Americana, SP) online Boqnews Portal Lapada Lapada Terra Jornal Primeira Página online Jornal GGN Diário Zona Norte FA Notícias Brasil 2 Pontos Scientific Inquirer (EUA) Diário de S.Paulo online Janela do Abelha Jornal da Franca Comando Notícia Contabilidade na TV Cacoal Notícias Coisas da Vida APIMEC - Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais Jornal de Jundiaí online JM1 Folha Regional (Flórida Paulista, SP) online Investing.com Brasil Empresas S/A EN10 FarolCom Jornal Dia Dia Guarulhos em Destaque O Serrano online Jornalismo 24 Horas Marcas e Mercados Mercado News MSN Ponta Porã Informa Por Dentro de Minas Portal de Finanças Portal Fator Brasil Região MS Notícias Jornal Fogo Cruzado DF O Mato Grosso Jornal Saída Sul DF Região MS Notícias A Gazeta RM Paraíba Atual Agência BR Jornal Floripa Midia News Mercado News Região Noroeste Repórter Diário Terra Jornais Virtuais MSN Arcoweb Diário do Litoral (Santos, SP) online Folha Vitória online Revista Seleções online Diário de Notícias MSN Oi Diário Portal GRNews Central das Notícias Jornal da Manhã (Marília, SP) online MSN Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública Oi Diário Jornal do Ônibus Marília online Blog O Calçadão Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Visão Oeste Revista Seleções online Portal do Holanda ISA - Instituto Socioambiental Socioambiental Terça Livre TV Portal Maratimba Autoo Bomba Bomba Correa Gomes Advocacia Jornais Virtuais Esquerda Diário Correio Popular (Campinas, SP) online Terra Dinheiro Rural online Terra Carta Capital online A Tribuna Piracicabana Diário Comercial O Dia (SP) ID News MATRA - Marília Transparente Jornal de Barretos online Portal Canaonline Rede Massa SBT 6 minutos Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online Notícias ao Minuto Guarulhosweb HiperNotícias Tribuna do Agreste Portal do Holanda Zero Hora online CGN 6 minutos Mercado News A Crítica (MS) online Aqui Notícias online Tribuna do Sertão Diário de Notícias online Mix Vale Bem Paraná online Jornal de Itatiba online Rede Massa SBT TN Online Conjuntura Online Seu Dinheiro RCI Araraquara Jornal O Imparcial Lombarts Comunicação Democracia Política e novo Reformismo Jornal Floripa Jornal Estação Folha Metropolitana Jornal da Manhã (Marília, SP) Encart Notícias Tribuna Ribeirão online Folha de Valinhos online Vitória News ContilNet Notícias O Liberal (Americana, SP) online Blog Agentes na Net Tudo dos Famosos Diário Zona Norte Marília Notícia Hora do Povo Jornal da Cidade - Bauru Jornal de Barretos Diário de S.Paulo Tribuna Ribeirão online Head Topics (Reino Unido) Visão Agro online A Gazeta de Barretos Oi Diário A Cidade On (São Carlos, SP) Araraquara24horas Portal Morada Rádio Brasil Campinas Revista Ferroviária Rede Agora de Notícias ISA - Instituto Socioambiental Socioambiental Mogi News Head Topics (Reino Unido) Jornal da Franca Correio da Manhã (RJ) O Diário de Mogi A Estância de Guarujá Tribuna (Ribeirão Preto, SP) Tribuna (Ribeirão Preto, SP) Tribuna (Ribeirão Preto, SP) Falando de Gestão Portal News Página Zero online Jornal Primeira Página online Região MS Notícias Tudo dos Famosos Jornal Floripa Head Topics (Reino Unido) Reblogador O Jornal da Região (Andradina,SP) online Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública CNBSP - Colégio Notarial do Brasil Seção São Paulo FDR.com.br Blog O Outro lado da notícia Jornal da Ciência online Head Topics (Reino Unido) Rádio SAT FM Jornal da USP online Carta Capital online ResumoCast ABC - Academia Brasileira de Ciências Jornal da Ciência online O Atibaiense Head Topics (Reino Unido) Diário do Alto Tietê Jornal Estação O Brasilianista A Tribuna de São Pedro A Tribuna de São Pedro Jornal da Manhã (Marília, SP) A Tribuna Piracicabana NMQB Wap (China) Jornal Opinião - Araras Sincovaga Jornal da Ciência online Jornal da USP online Revista Scientific American Brasil Jornal da Cidade (Bauru, SP) online Notícias & Artigos Jornal da USP online Diário Popular IPTV UniversiTag Congresso em Foco Carta Campinas Blog do Miro Para Além do Cérebro Jornal O Imparcial (Araraquara, SP) O Roncador Jornal da Liberdade Araraquara News Guarulhos Hoje Araraquara News Araraquara News O Roncador Diário da Feira O Roncador Trombone News Jornal da Liberdade Pirajuí RolimNotícias Trombone News