Notícia

Blog Ciências da Natureza Sul 3

Quantos continentes temos?

Publicado em 06 março 2017

Por Alfonso Gómez Paiva

É interessante como o conhecimento se articula como se fosse um só. Somos nós humanos que o dividimos para melhor compreendê-lo. Aprendemos o nome dos continentes e seu conceito na disciplina de Geografia, mas tal conceito também é desenvolvido em Ciências quando é trabalhado a estrutura da Terra.

Agora, cientistas dizem ter descoberto dois novos continentes, um no Oceano Índico e outro no Oceano Pacífico, a Zelândia.

No caso da Zelândia, a maioria dos cientistas que afirmam ser um novo continente são da Nova Zelândia.

Mas qual a definição de continente? Existe um consenso entre os especialistas sobre o que seria um continente?

Isso me faz lembrar da definição de planeta que perdurou por muito tempo e no final a União Astronômica Internacional decidiu redefinir o conceito diante as novas informações existentes sobre os corpos celestes.

Para fins didáticos é interessante passar o vídeo do Programa Matéria de Capa da TV Cultura e trabalhar as duas reportagens da Revista Veja.

Podemos trabalhar o conceito de deriva continental, a estrutura de nosso planeta e o conceito de continente (tanto do ponto de vista físico quanto do ponto de vista social e cultural).

https://youtu.be/n0xadSsfsro

Revista Veja: Zelândia: O oitavo continente? Disponível em:

<http://veja.abril.com.br/ciencia/zelandia-o-oitavo-continente/> Acesso em: 6/3/2017.

Revista Veja: Há um continente perdido no Oceano Índico?

<http://veja.abril.com.br/ciencia/ha-um-continente-perdido-no-oceano-indico/>

Para conhecer melhor o assunto, a Revista FAPESP tem um bom artigo - Nasce um continente. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/08/22/nasce-um-continente/>

Alfonso Gómez Paiva

Equipe Ciências da Natureza Sul 3