Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Quando a sociologia se submete à análise sociológica

Publicado em 24 outubro 2011

Seminário será realizado no dia 24 de outubro, às 9 horas, no auditório do Instituto de Economia (IE). A realização é do Grupo de Pesquisa do Departamento de Ciências Sociais na Educação (Decise) da Faculdade de Educação (FE). Da abertura do evento participam os professores Vicente Rodriguez, chefe Departamento em Ciências Sociais da Faculdade de Educação (FE); Ronaldo Pilli, pró-reitor de Pesquisa; Euclides de Mesquita Neto, pró-reitor de Pós-graduação; Dario Fiorentini, coordenador de Pós-graduação da FE, e Valeriano Costa, coordenador Pós-graduação em Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Apoio: Fapesp/CNRS. Mais informações no blog.

Projeto InterPARES - O 9º Encontro Plenário TEAM Brasil do Projeto InterPARES 3 ocorre no dia 24 de outubro, a partir das 14 horas, na Casa do Professor Visitante (CPV) da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp). O evento prossegue até o dia 26. Mais informações: 19-3521-6439 (Fábio).

Processamento de sinais - O II Simpósio de Processamento de Sinais da Unicamp acontece nos dias 24 e 25 de outubro, na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), a partir das 9 horas. O objetivo é reunir professores, estudantes e pesquisadores da Unicamp, que trabalham na área de processamento de sinais. O evento é uma iniciativa de alunos da pós-graduação e de pesquisadores da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Confira a programação no link. Outras informações: 19-3521-3823.

Conpuesp - O Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo (Conpuesp) acontece nos dias 25 e 26 de outubro, no auditório Simom Bolívar do Memorial da América Latina em São Paulo-SP. O evento é organizado pela Unicamp, pela USP e Unesp. Inscrições e outras informações no site: www.conpuesp.com.br

Corpo e (pós) trabalho no cinema cubano - O Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) recebe, dia 25 de outubro, às 14 horas, o professor Júlio Ramos, da Universidade da Califórnia (Berkeley). Em seminário, ele aborda o tema "Corpo e (Pós) Trabalho no Cinema Cubano". O evento ocorre na sala CL05 do IEL Informações: 19-3521-1704.

Palestra com Theo Guenter - O professor Theo Guenter Kieckbusch, da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp, ministrará palestra durante a realização do Workshop "Avanços Tecnológicos na Qualidade e Estabilidade de Chocolates". O evento será realizado no dia 25 de outubro, das 8h30 às 17h30, no auditório Décio Dias Alvim do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). Pesquisadores, professores, alunos de Pós-graduação e profissionais da área são o público-alvo do evento. Inscrições gratuitas pelo e-mail workshopchoco@feq.unicamp.br. Outras informações: 19-3289-1186.

Concerto de Primavera - O Coral do Instituto Cultural Canarinhos da Terra realiza no dia 25 de outubro, no Centro de Convivência Cultural de Campinas, o Concerto da Primavera 2011 "Moisés Príncipe do Egito". Às 15 horas, o público-alvo são as escolas e projetos sociais. Às 20h, o concerto destina-se ao público em geral. O Centro de Convivência Cultural fica na Praça Imprensa Fluminense s/n, no bairro do Cambuí, em Campinas-SP. Mais informações: 19-3249-0583.

Palestra com Renato Werneck - Parte da série Jovens Talentos da Matemática Contemporânea, no dia 25 de outubro, às 16 horas, Renato Werneck fala sobre "Caminhos mais curtos em malhas rodoviárias: teoria e prática". O encontro ocorre no auditório do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc). Werneck ingressou na Unicamp em primeiro lugar (1995) com a maior média registrada até hoje. Saiu do Instituto de Computação (IC) em primeiro lugar com o maior coeficiente de rendimento desde a criação da Unicamp em 1966. Recebeu premio do Mérito Científico e Tecnológico pelo Estado de São Paulo por sua participação no Projeto de Sequenciamento do Genoma do Fitopatógeno Xylella Fastidiosa. Também foi Research Assistant da Princeton University até a conclusão de seu doutorado em Computação. Atualmente desenvolve atividades como pesquisador da Microsoft Research Labs (Silicon Valley). Outras informações: 19-3521-5937.

Projeto Saiba Mais - No dia 25 de outubro, das 12 às 13h30, na sala CB-18 do Ciclo Básico, acontece mais uma palestra do Projeto Saiba Mais do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). Desta vez, a professora Maria Teresa Rodrigues fala sobre as possibilidades de carreira e desenvolvimento pessoal, que a universidade disponibiliza aos alunos de graduação, através das atividades extra-curriculares. Mais informações pelo e-mail.

Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp - O XIX Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp será realizado nos dias 26 e 27 de outubro, no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp (GMU). A cerimônia de abertura, que inclui apresentações artísticas nos três auditórios do GMU, ocorre às 14 horas. Na quarta-feira (26), haverá a exposição de 624 painéis das áreas de Exatas e Tecnológicas e também do PIC-Júnior. Quinta (27), os 676 painéis em exposição serão das áreas de Artes, Biológicas e Humanas. O Congresso é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG). Mais informações no site.

Conversando sobre a Graduação - Maria Benigna de Freitas Villas Boas, coordenadora do grupo de pesquisa Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico e professora da Universidade de Brasília (UnB) é a próxima convidada do Conversando sobre a Graduação, evento organizado pela Pró-reitoria de Graduação (PRG). No dia 26 de outubro, às 12h30, na sala CB05 do Ciclo Básico I, ela aborda o tema "Avaliação das aprendizagens na universidade: teoria e prática". O evento é aberto ao público. Villas Boas é organizadora dos livros Avaliação: políticas e práticas e Avaliação formativa: práticas inovadoras, ambos da editora Papirus, e autora de Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico (2004), Virando a escola do avesso por meio da avaliação (2008) e Projeto de intervenção na escola: mantendo as aprendizagens em dia (2010), todos da editora Papirus. O objetivo do "Conversando sobre a Graduação" é promover conversas a respeito de temas que têm importância para o desenvolvimento dos cursos de graduação, tais como: avaliação, composição do currículo, vetores, entre outros.

Workshop de propriedade Intelectual - No dia 26 de outubro, a Agência de Inovação Inova Unicamp realiza o workshop "Experiências em Transferência de Tecnologia a partir de Propriedade Intelectual". O evento ocorre no auditório do Instituto de Química (IQ), das 9 às 12 horas, e tem a finalidade de ampliar e fortalecer a difusão das informações sobre a influência das parcerias estratégicas na gestão e comercialização de Propriedade Intelectual. A palestrante convidada é Renée Ben Israel, vice-presidente de Propriedade Intelectual da Companhia de Transferência de Tecnologia a Yissum da Universidade Hebraica de Jerusalém. Ela falará sobre parcerias estratégicas e sua influência na gestão e comercialização de Propriedade Intelectual. O evento é voltado para a comunidade acadêmica, profissionais de NIT e pesquisadores. As inscrições, já abertas, são gratuitas e podem ser feitas no link. As vagas para o workshop são limitadas.

Seminário internacional - O Grupo de Trabalho "Multilinguismo no Mundo Digital" e Grupo de Trabalho REA/Educação Aberta, ambos da Unicamp, promovem nos dias 27 e 28 de outubro, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o "Seminário Internacional Educação, Cultura e Recursos Abertos: compartilhando conhecimentos através de fronteiras". O evento tem como objetivo discutir dois temas interligados. O primeiro é a produção de recursos digitais, partindo do movimento Recursos Educacionais Abertos (REA). O segundo é a disseminação e inserção destes recursos em espaços que fomentem a equidade de acesso e liberdade de aprendizado para todos fazendo uso das mais variadas tecnologias de informação e comunicação (como a Internet). Mais informações no endereço.

Palestras sobre propriedade intelectual - No âmbito do Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, a Agência de Inovação Inova Unicamp promove, dia 27 de outubro, a realização de duas palestras relacionadas à propriedade intelectual e iniciativas de empreendedorismo na Universidade. O evento será realizado às 13 horas, no auditório 1 do Centro de Convenções da Universidade e é voltado aos alunos da graduação e pós-graduação da Unicamp. Os palestrantes do evento são Gabriel Gustavo Guinon, analista de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp, e Virgilio Ferreira Marques dos Santos, coordenador técnico do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica. Haverá sorteio de kits da Inova para participantes inscritos na palestra e presentes no evento. Inscrições e outras informações no link.

Lançamento - O lançamento do livro Mobilidade Humana e Diversidade Sócio-cultural, das professoras Débora Mazza e Olga von Simson (org.) acontece no dia 27 de outubro, às 16 horas, no Espaço Cultural Casa do Lago. Após o lançamento haverá apresentação da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU).

Vestibulinho 2012 do Cotuca - O Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) recebe, até 31 de outubro, as inscrições para o seu Vestibulinho de 2012. Elas podem ser feitas na página eletrônica http://examesel.cotuca.unicamp.br/. São 785 vagas, em 21 opções de cursos. A taxa é de R$55. O Vestibulinho será realizado em 4 de dezembro. Para esta edição, a novidade é que as provas ocorrerão no período da tarde, das 14 às 17h30. Elas serão realizadas em 130 salas, localizadas em 10 prédios, no campus da Unicamp, em Barão Geraldo. Os candidatos devem se apresentar nos locais com uma hora de antecedência. Leia mais.

Logotipo para o IB - Até 31 de outubro, o Instituto de Biologia (IB) receberá as inscrições ao concurso para a criação de seu logotipo. O Edital com o regulamento pode ser acessado no hotsite.

Doutorado em Ambiente e Sociedade - O Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) recebe, até 3 de novembro, as inscrições para o seu curso de doutorado em Ambiente e Sociedade de 2012. Elas podem ser feitas mediante preenchimento de formulário eletrônico.

PRG recebe inscrições para o ProFIS - A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) recebe, até 4 de novembro, as inscrições para o seu Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). Elas podem ser feitas no link e são gratuitas.

EVENTOS FUTUROS

Seminário - O Núcleo de Estudos de População (NEPP) organiza no dia 31 de outubro, a partir das 9 horas, no auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL), o seminário "Renda Básica de Cidadania e Proteção Social". Ana Maria Medeiros da Fonseca, Secretária Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Eduardo Suplicy, senador da República (PT-SP), e Lena Lavinas, professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), participam do evento. Às 12h30 será lançado o CD "Transferência de Renda no Âmbito Municipal no Brasil: Renda Básica de Cidadania em Santo Antonio do Pinhal" (Convênio CAF/Unicamp). Mais informações: 19-3521-2499.

Construindo a Ouvidoria no Brasil: avanços e perspectivas - A publicação será lançada no dia 31 de outubro, às 9 horas, no cine Olido, em São Paulo (Av. São João 473), ocasião em que serão celebrados os dez anos da Ouvidoria Geral do Município de São Paulo e da Associação Brasileira de Ouvidores/ombusdman (ABO-SP). O livro traz uma coletânea de trabalhos apresentados durante a realização de um curso de ouvidoria, oferecido pelo Instituto de Economia (IE) da Unicamp. Os organizadores da publicação são: Adriana Eugênia Alvim Barreiro, ouvidora da Unicamp; José Roberto Rus Perez, professor do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp); e Éric Passoni, pesquisador-associado do NEPP. Mais informações: 19-3521-4062.