Notícia

Saber Eletrônica

Qualcomm assina convênio com Universidade de São Paulo

Publicado em 01 junho 2006

A empresa Qualcomm Incorporated firmou um convênio com a USP, para patrocínio dos estudos de três doutorandos da Universidade. O investimento total foi de US$ 200 mil. Segundo a empresa, o acordo faz parte dos planos que a empresa começa a colocar a prática para incentivar o fomento da educação.
"Temos idéias também de lançar algum programa voltado para os estudantes de graduação e mestrandos, mas ainda não há nada confirmado", prevê Valerijonas Seivalos Junior, vice-presidente de operações para o Brasil. Segundo a empresa, esse projeto poderá contar com os prêmios para os melhores trabalhos, como viagens, treinamentos em Universidades e até estágios dentro da própria Qualcomm.
O convênio foi feito através da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE). De acordo com o vice-presidente da empresa, o interesse surgiu após uma visita à Universidade. "Ficamos impressionados com a quantidade de trabalhos na área", conta.
Os critérios para seleção dos bolsistas serão os mesmos adotados pela FAPESP — Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. O programa está previsto para começar em setembro de 2006 e terá duração de três anos. Na primeira etapa, os bolsistas estudarão na própria USP, e depois apenas dois serão selecionados para realizar a outra etapa nos Estados Unidos. Mesmo assim, todos finalizarão o doutorando no Brasil.