Notícia

Rondônia Agora

Qual o papel de Rondônia na COP-26?

Publicado em 03 novembro 2021

Ao custo de R$ 286 mil aos cofres públicos, a viagem da comitiva do Governo de Rondônia a Conferência Mundial do Clima na Escócia não mostrou resultado prático algum. Pelo contrário, fomos criticados porque o governador Marcos Rocha negou-se a participar do Consórcio Brasil Verde (https://piaui.folha.uol.com.br/cada-um-por-si-vacuo-acima-de-todos/), uma coalizão de Governadores pelo Clima, uma alternativa regional à postura do presidente Jair Bolsonaro, ausente nos debates da COP-26 e adepto da política do “passando a boiada”. Bom discípulo de Bolsonaro, Marcos Rocha liberou o garimpo por decreto no rio Madeira, cujos efeitos nocivos do mercúrio, metal neurotóxico usado para tirar as impurezas do ouro, serão sentidos por muitos pelos povos ribeirinhos de São Carlos a Calama.

Não fosse Walelasoetxeige Suruí ou Txai Suruí, Rondônia teria passado como estado bolsonarista sem histórico de luta contra a devastação do meio ambiente.

Marcos Rocha poderia ter aproveitado essa oportunidade para responder aos críticos apresentando o que seu Governo está fazendo para reduzir o desmatamento. Recentemente, ele foi acusado de entregar milhares de hectares de terra preservada para grileiros e invasores pelo Greenpeace (https://www.greenpeace.org/brasil/blog/governador-de-rondonia-presenteia-invasores-com-areas-griladas/). Embora tenha vetado totalmente o projeto aprovado pela Assembleia Legislativa, o veto certamente será derrubado pela Casa de Leis, onde a maioria dos integrantes daquele Poder vive do agronegócio, até os petistas.

Além do Consórcio Brasil Verde, a COP-26 trouxe boas notícias à Amazônia. O governador de São Paulo, João Dória, anunciou o fundo Amazônia + 10 (https://twitter.com/jdoriajr/status/1455895207262789635), destinando inicialmente R$ 100 milhões da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para pesquisas na floresta, incentivando a sua preservação e de suas espécies. Enquanto, governadores de outros estados, que também enfrentam seus problemas com a retomada da economia pós-pandemia, desemprego, inflação e os caprichos palacianos do Planalto, Marcos Rocha ficou inerte, nem mesmo elogiou a postura dos colegas.

Desenvolvimento sustentável

Posso estar enganado, mas Marcos Rocha perdeu uma grande oportunidade de articular recursos extras para implementação de políticas públicas que poderiam favorecer a preservação de nossas florestas. Rondônia, um dos estados que mais sofre com as queimadas, não tem um programa de regularização fundiária, embora haja um exército de pequenos e médios produtores vivendo apenas com a posse de suas terras, sem segurança jurídica e mercê constantes de invasões de criminosos. São essas pessoas de má índole, confundidas com os verdadeiros agricultores, que põe a mata abaixo para vender suas toras no mercado clandestino, queimam para produzir pastos ilegais e garimpam em áreas proibidas.

A COP-26 ainda não acabou. Há muitos debates pela frente. Quem sabe a equipe de Marcos Rocha não tenha a ideia de integrar as discussões e buscar um caminho para reduzir a devastação da Amazônia e contribuir para o fim do aquecimento global. Como diz o ditado, a esperança é a última que morre.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
TV Cultura Cruzeiro do Sul SBT Interior Portal Exame Portal da TV Cultura Organics News Brasil APAS - Associação Paulista de Supermercados Portal Bauru Notícias Cidade Azul Notícias SBNotícias Mundo Lusíada Jornal Expresso Diário Folha Livre News Notícia de Limeira Universo Notícias Ata News Folha do Meio Ambiente Jornal Joseense News Correio da Manhã (RJ) RP10 SBT News TV Mais Portal R3 Pauta Brasil Agora TS RW Cast Prime Time Zone (EUA) Revista Cenarium online Agência de Notícias – Defesa Portal do Governo do Estado de São Paulo Mix Vale FEDAP - Fundação de Estudos para o Desenvolvimento da Administração Pública Agora TS Gazeta Costa Sul Hora PR Garanhuns Notícias Valor Amazônico Mundo e Negócios FEDAP - Fundação de Estudos para o Desenvolvimento da Administração Pública Diário Regional (Diadema, SP) online Campo Belo em Foco DF Agora Blog do Welbi Benefícios News Oeste Ao Vivo Oeste 360 Relato News Revista Interativa Portal do Governo do Estado de São Paulo Portal de Notícias Virou Manchete SBT News Band Jornalwebdigital JW News - Jornal Web News Brasil Agora Estratégia ESG Portal Você Online Brasil Amazônia Agora Jornal de Jundiaí online Política em Foco MT Estadão Mato Grosso online ABC do ABC Brasil Agora Política Real Nosso Goiás Cruzeiro do Sul online Beto Ribeiro Repórter Benefícios News Brasil Agora BNC Amazonas Pauta Brasil Gazeta Costa Sul Correio do Povo (Porto Alegre, RS) online Garanhuns Notícias Hora PR Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo A Crítica (MS) online Jornal do Dia (Amapá) O Juruá Em Tempo ContilNet Notícias 180 Graus Metropóles The World News (Ucrânia/Brasil) O Imparcial (Presidente Prudente, SP) Embassy