Estados Unidos e China são os países que parecem estar mais próximos de desenvolver uma vacina eficaz para o Coronavírus.
Cientistas de outros países, como a Alemanha e o Brasil, também divulgaram que estão atuando nessa mesma busca. Vejamos o que foi confirmado oficialmente até agora:
Estados Unidos
O Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (Niaid) divulgou, no dia 16 de março, que já se iniciaram os primeiros testes em humanos de uma vacina experimental para o novo Coronavírus.
A notícia [em inglês] foi confirmada pelo The New York Times, um dos principais jornais norte-americanos.
Nessa primeira etapa, a intenção é a de verificar se a vacina é segura para seres humanos. Para a realização dos testes, o Niaid conta com 45 voluntários. Dois deles já receberam a vacina e serão monitorados nos próximos dias.
China
A China é outro país que divulgou informações sobre uma possível vacina para o Covid-19. Segundo informações do Diário do Povo, jornal oficial do Partido Comunista Chinês, já foram autorizados testes em humanos.
A vacina experimental contra o Covid-19 está sendo desenvolvida pela Academia de Ciências Médicas Militares da China. Como divulgado em diversas agências de notícias, como a Reuters, nos próximos dias, já se iniciam os testes em voluntários.
Brasil
Os cientistas brasileiros também estão trabalhando para desenvolver uma vacina contra o Covid-19.
De acordo com a Agência Fapesp, o Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (Incor) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) conta com uma equipe de profissionais focada no desenvolvimento de uma vacina experimental.
A previsão é de que ela possa estar disponível para testes em animais nos próximos meses.
Nos últimos dias, circulou nas redes sociais a informação de que Israel já teria uma vacina pronta para o Covid-19. No entanto, se trata de uma notícia falsa (fake news), como apurou a Agência Lupa.
A disponibilização da vacina também tem sido questionada, uma vez que isso ajudaria a frear os efeitos da pandemia. Abaixo, veja as últimas notícias sobre o assunto.
A Vacina do Coronavírus já Estará Disponível nos Próximos Meses?Vacina do Coronavírus
A pandemia do coronavírus ainda traz consigo muitas incertezas. Entre elas, quando estará disponível uma vacina para a população.
Ao que tudo indica – segundo o que foi confirmado oficialmente até agora – os Estados Unidos e a China são os países que estão mais próximos de desenvolverem a vacina do Coronavírus.
Tanto a pesquisa norte-americana quanto a chinesa já iniciaram a fase de testes em humanos. No entanto, isso não significa que a vacina será disponibilizada para a população nos próximos meses.
É preciso, ainda, verificar os efeitos dos experimentos chinês e norte-americano. Se forem satisfatórios, a previsão é de que demore, pelo menos, um ano até que a vacina possa ser comercializada e disponibilizada para toda a população.
Para evitar a propagação e a aquisição do vírus, há orientações básicas que você e sua família podem seguir.