Notícia

CM Consultoria

QS: 19 universidades brasileiras estão em ranking de melhores cursos

Publicado em 15 maio 2013

A disciplina de agricultura e silvicultura da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi escolhida a 19º melhor do mundo segundo o ranking mundial por disciplinas QS 2013. Além deste, filosofia aparece em 44º lugar. A Universidade de São Paulo (USP) também aparece na lista, com cinco cursos entre os 50 melhores. No total, são 19 brasileiras com cursos entre os 200 melhores do planeta.

A USP aparece com os cursos de agricultura e silvicultura (24º lugar), filosofia (41º), estatística e pesquisa operacional (41º), educação (45º) e comunicação e mídia (48º). A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), também com agricultura e silvicultura, aparece em 47º lugar.

Dezenove universidades brasileiras ficaram nos top 200 em pelo menos 30 disciplinas incluídas na pesquisa. No restante da América Latina, o Chile contou com oito instituições nos top 200, a Argentina teve cinco, o México quatro e a Colômbia duas.

No top do ranking aparecem as universidades de Harvard (com 10 disciplinas em primeiro lugar), MIT (7), Universidade da Califórnia em Berkeley (4), Oxford (4), Cambridge (3), Imperial College London (1) e Universidade da Califórnia em Davis (1).

"O sucesso do Brasil reflete uma evolução em seu perfil internacional e o impacto da pesquisa, impulsionados principalmente por um maior investimento em pesquisa e desenvolvimento", afirmou Bem Sowter, diretor de pesquisa da QS.

O ranking baseia-se em pesquisas com mais de 70 mil acadêmicos e empregadores, em citações de pesquisas e no novo medidor de impacto de pesquisas “H-Index”. O ranking completo (em inglês) está disponível no site do QS.

Agência Fapesp.

Fonte: TERRA