Notícia

Portal Fator Brasil

QIAGEN quer ampliar a atuação no Brasil

Publicado em 13 abril 2012

A QIAGEN é uma empresa que atua na área de biotecnologia e análise molecular, por meio de testes aplicados para pesquisas acadêmicas e diagnósticos. Líder mundial no fornecimento de tecnologias inovadoras, a empresa oferece produtos com capacidade para realizar o isolamento e a detecção do conteúdo genético de qualquer amostra biológica, contribuindo, assim, para o tratamento e prevenção de doenças e também fomentando o campo da pesquisa científica.

Companhia de origem alemã, fundada em 1984, está no Brasil desde 2008, com sede na cidade de São Paulo e atuação nacional. Globalmente gera cerca de 3700 empregos, contabiliza 500 mil clientes e obteve um faturamento de 1,16 bi de dólares em 2011, um crescimento de 7,5% em relação ao ano anterior. Está presente em 23 países da Europa, América do Norte, Ásia, além do Brasil, conta com um portfólio de mais de 500 produtos e soluções automatizadas para o segmento e 2.400 patentes e licenças.

Apesar de a América do Norte e a Europa serem as principais regiões de atuação e faturamento da marca, o Brasil é um mercado para o qual os olhares da companhia estão voltados. “O Brasil está no centro das decisões estratégicas da empresa”, afirma Sandra Reiser, vice-presidente da QIAGEN América Latina. A QIAGEN opera no mercado brasileiro por meio da importação e distribuição local de seus produtos, além de suporte técnico científico a seus clientes.

No mercado interno, a empresa está organizada por meio de duas áreas: Diagnóstico Molecular e Pesquisa. Essas divisões permitem a atuação da QIAGEN junto a Universidades, Institutos de Pesquisa, Laboratórios Farmacêuticos, Indústrias Farmacêuticas, Laboratórios de Análises Clínicas, além de análise forense, testes veterinários, testes para o desenvolvimento do agronegócio e indústrias de alimentos.

Entre as empresas locais que apostam na QIAGEN para obter resultados positivos em suas áreas de atuação estão órgãos de fomento à pesquisa, como FAPESP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; laboratórios de diagnóstico, como Fleury e Delboni; Universidades Federais e Estaduais; Indústrias Farmacêuticas, como AstraZeneca e Merck; Indústrias diversas, como Natura, O Boticário, entre outros clientes.

As tecnologias QIAGEN para análises abrangem um dos mais amplos portfólios de testes de diagnóstico molecular disponíveis no mundo. A empresa disponibiliza, entre outros, os testes para detecção de HPV. O produto da companhia, Digene HPV Test por Captura Híbrida, é considerado o melhor teste de detecção do HPV, responsável pelo câncer de colo do útero. Além disso, a empresa oferece uma ampla gama de produtos para detecção e auxílio ao tratamento de doenças infecciosas, como Hepatite B, AIDS, Doença de Chagas etc, além de outros testes diagnósticos.

“Os avançados produtos e os serviços de qualidade ofertados pela QIAGEN garantem o sucesso e a confiabilidade dos trabalhos que realizamos nessa área, desde a amostra até o resultado final. Somos reconhecidos mundialmente como líderes em nosso segmento e queremos ampliar nossa participação no mercado nacional. O teste para HPV é o mais conhecido por aqui, mas temos produtos que ainda precisam ser descobertos pelo cliente local”, ressalta Sandra.

A QIAGEN tem planos para crescer no Brasil, especialmente com foco no mercado de saúde da mulher, por meio de novos produtos, novas possiblidades de diagnóstico. Além disso, a empresa está disposta a ampliar mercado nos próximos cinco anos por meio da extensão de sua atuação para todas as áreas que necessitem de um diagnóstico mais preciso por Biologia Molecular. Na área de pesquisa, a empresa aposta no agronegócio, na indústria de alimentos e nas ciências forenses como mercados promissores para a marca no País.

Atuação da empresa: A QIAGEN tem várias áreas de atuação e contribui para o desenvolvimento científico em diversos segmentos: Diagnóstico Molecular (representa 47% do faturamento global da marca)

Área de maior projeção da companhia. Médicos, hospitais, profissionais de saúde utilizam-se das tecnologias da QIAGEN para salvar vidas e combater doenças. Através dos testes moleculares da marca podem-se identificar rapidamente bactérias, vírus e parasitas. Os produtos são voltados à prevenção de doenças, como o câncer cervical e diagnostico de doenças infecciosas. Auxiliam os profissionais de saúde na tomada de decisões em tratamentos a pacientes.

Universidades (26% do faturamento) -Pesquisas voltadas às ciências da vida, realizadas ao redor do mundo, dependem dos produtos da QIAGEN para avançar e evoluir. Os clientes dessa área incluem universidades e institutos de pesquisa.

Farmacêutica (21% do faturamento) -Cientistas, tanto de indústrias farmacêuticas quanto de biotecnologia, utilizam-se da QIAGEN para avançar em suas descobertas e desenvolvimento de pesquisas, dando suporte a avanços na área médica.

Testes aplicados (representa 6% do faturamento da marca)- Produtos voltados a atender profissionais que atuam nas áreas de Identificação humana (como, por exemplo, teste de paternidade), análises forenses (que tem contribuído sobremaneira para desvendar crimes), testes de alimentos e testes aplicados à medicina veterinária (doenças devastadoras no rebanho bovino, por exemplo).