Estudo liga costume à obesidade de jovens; hábito influencia mais que pouco exercício
“Mesmo dormindo bem, se o adolescente ‘pula’ o café da manhã, aumenta o peso e a circunferência da cintura. O comportamento de ‘pular’ o café da manhã se associou a um aumento nesses marcadores (de
Segundo Elsie, o impacto do fator café da manhã nos índices de obesidade foi até maior do que o efeito dos outros comportamentos avaliados pela pesquisa - como o tempo de tela e a falta de exercícios físicos. Estudos anteriores já haviam apontado a importância da primeira refeição do dia no desenvolvimento dos jovens. Incluir o café da manhã na dieta não é a única medida que protege contra a obesidade - é mais um fator para uma vida saudável.
Segundo Andressa Heimbecher, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, é preciso que os pais investiguem a causa da falta de fome - ela pode estar ligada, por exemplo, a um jantar muito calórico ou até a problemas de refluxo. Para ela, o café em casa também é vantajoso sob outro ponto de vista. É o momento em que pais podem observar como os filhos comem e propor mudanças. “O comportamento alimentar das crianças é o espelho dos pais. Se ele não senta para tomar café não transmite o exemplo.”
Incluir o café da manhã na dieta não é a única medida que protege contra a obesidade – é mais um fator para uma vida saudável.
Mesmo crianças com sobrepeso não devem abrir mão da refeição. Após consulta com profissional, pode haver redução de porções e diversificação dos alimentos.
Consulte Mais informação: Estadão