Notícia

Universia Brasil

PUC-CAMPINAS torna-se Ponto de Apoio da Fapesp

Publicado em 07 agosto 2008

A PUC-Campinas passa a ser, a partir deste mês, um Ponto de Apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A novidade vai agilizar o acesso por parte dos docentes e discentes da Universidade e de instituições de ensino da região aos editais, alterações de normas e dos procedimentos de uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do Brasil. "O aval da Fapesp para sermos um de seus Pontos de Apoio reflete a avaliação de que a PUC-Campinas é uma Universidade com participação expressiva no fomento à pesquisa junto à agência", disse a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ), professora doutora Vera Engler Cury.

O financiamento pode ocorrer por meio de apoio à participação em reuniões científicas, desenvolvimento de projetos de pesquisa ou bolsas para iniciação científica, mestrado e doutorado O Ponto de Apoio da Fapesp na PUC-Campinas vai funcionar junto do Escritório de Pesquisa (EPESq) da Universidade, que teve suas atividades reiniciadas em setembro do ano passado como projeto de desenvolvimento da PROPESQ. Luciana Appratto, funcionária do EPESq, realizou, em julho, um treinamento de 15 dias na Fapesp, quando pôde conhecer todos os setores e entender as normas da agência paulista.

Palestra - Como parte do projeto do EPESq, a PROPESQ promove, no próximo dia 27, a palestra "Linhas de Fomento à Pesquisa em Universidades - Fapesp", que será ministrada pelo diretor científico da agência paulista, professor doutor Carlos Henrique de Brito Cruz. Os docentes poderão conhecer os objetivos, as prioridades e as ações da Fapesp junto às Instituições de Ensino Superior. O evento ocorre às 10h, no Auditório Dom Gilberto, no Campus I. A palestra de Brito Cruz vai abrir a Oficina de Pesquisa, Extensão e Trabalhos de Pós-Graduação do Centro de Economia e Administração (OFICEA).

Ainda neste semestre, estão previstas as palestras do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professor doutor Marco Antonio Zago, como parte da programação da Semana Integrada do Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (CEATEC), no dia 19 de setembro, e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUC-RS, Jorge Luis Nicolas Audy, no 13º Encontro de Iniciação Científica, no dia 22 de outubro. No semestre passado, a PUC-Campinas contou com a palestra "Financiamento de Pesquisa para Universidade", ministrada pelo chefe do escritório da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em São Paulo, doutor Marcos Francisco de Almeida.

Fonte: PUC-Campinas