A PUC-Campinas realiza, de
Um dos pontos altos do evento será o lançamento, neste domingo, 10/09, a partir das 18h30, da proposta de construção do Centro de Excelência sobre o Conhecimento da Região de Campinas. "Entre outros serviços, o centro, que estará sediado na PUC-Campinas, colocará à disposição do público informações on-line gratuitas para consultas e links com organizações que forneçam informações sobre as metrópoles", diz o professor Paulo de Tarso Barbosa Duarte, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários.
"O propósito com o evento é justamente reunir novos subsídios para fundamentar a criação do centro", diz Barbosa Duarte. Segundo o pró-reitor, entre outros atrativos o centro abrigará a mais completa base de dados internacional sobre a cultura do café. Explica que a cultura cafeeira teve importância estratégica para Campinas e aqui foram desenvolvidas importantes tecnologias para sua propagação, razão pela qual será um dos seus itens de referência.
O I Encontro Internacional da Extensão e da Pesquisa concentrará discussões estratégicas sobre Campinas e região no contexto do modelo de desenvolvimento nacional. Segundo avaliação da geógrafa Maria Adélia Aparecida de Souza, assessora da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, o modelo de urbanização da região é equivocado, pois sempre se buscou soluções importadas, em vez de se ater aos problemas e à geração de conhecimentos locais. "É por isso que nunca se consolidam políticas públicas duradouras, para médio e longo prazos", observa.
40 especialistas, sendo 7 internacionais
As nove conferências e seis mesas-redondas programadas terão 40 especialistas em planejamento urbano e regional, de várias áreas do conhecimento, sete dos quais vinculados a universidades da França, Argentina, Venezuela, Colômbia, Cuba, México e Espanha.
Entre outros assuntos, serão debatidos temas como: as experiências de planejamento das metrópoles em todo o mundo; os desafios do presente e do futuro dos municípios que formam a Região Metropolitana de Campinas (RMC); segurança e violência pública nas regiões metropolitanas; saúde e tecnologia como fundamento da formação metropolitana campineira; desigualdades socioespaciais na metrópole, entre outros.
Atividades culturais estão também programadas no decorrer do evento. Entre elas, uma solenidade em homenagem a um dos mais importantes geógrafos brasileiros - o baiano Milton Santos (1926-2001) - e um espetáculo da mímica e atriz paranaense Denise Stoklos.