Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Público e especialistas se encontram em debate sobre saúde do pulmão e atendimento para quem deseja deixar o tabagismo

Publicado em 15 setembro 2011

Por Moura Leite Netto

Aberta ao público, 3ª edição mensal do Encontro com Especialistas do Hospital A.C.Camargo com pacientes, acompanhantes e população em geral trará no dia 27 de setembro, às 17h30, o tema Saúde do Pulmão e Atendimento ao Tabagista. Estarão presentes pneumologistas, cirurgiões oncologistas, além de psiquiatras e psicólogos do Grupo de Apoio ao Tabagista (GAT), que responderão perguntas de quem estiver no auditório ou que sejam enviadas pelo Facebook e Twitter

Após somar mais de 400 pacientes nas duas primeiras edições do Encontro com Especialistas, respectivamente sobre câncer de mama e próstata - o Hospital A.C.Camargo, centro de referência em ensino, pesquisa e tratamento de câncer, realizará em 27 de setembro a 3ª edição, desta vez trazendo o tema Saúde do Pulmão e Atendimento ao Tabagista.

Com inscrições gratuitas pelo e-mail enco...@accamargo.org.br, o evento é aberto ao público e a participação para quem não conseguir comparecer pode ocorrer com o envio de perguntas para qualquer um dos especialistas convidados pelos perfis oficiais no Facebook (www.facebook.com.br/HospitalACCamargo) ou Twitter (www.twitter.com/haccamargo).

Os participantes poderão interagir com profissionais, todos eles dedicados ao tratamento do câncer, especialistas em Pneumologia, Cirurgia, Psicologia e Psiquiatria. Eles coordenam os Núcleos de Pulmão e Tórax e Grupo de Apoio ao Tabagista (GAT). "É uma excelente oportunidade para pacientes, familiares e comunidade em geral estreitarem laços com a equipe médica e, ao mesmo tempo esclarecerem suas dúvidas", destaca o diretor do Núcleo de Pulmão e Tórax, Jefferson Luiz Gross.

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de um milhão e setecentos mil casos novos de câncer de pulmão são diagnosticados anualmente. Em 2008, também segundo a OMS, a doença foi responsável por mais de um milhão e meio de mortes, sendo a principal causa de óbito por câncer do planeta. Trabalhando para ajudar a mudar este panorama, os Núcleos de Pulmão e Tórax e de Psiquiatria e Psicologia do Hospital A.C.Camargo integra profissionais de inúmeras áreas, dentre elas oncologistas clínicos, radioterapeutas, radiologistas, patologistas, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras, entre outros, oferecendo o que há de mais consagrado em cirurgia, quimioterapia e radioterapia e todos os casos de câncer de pulmão são avaliados e considerados por um grupo de médicos dedicados exclusivamente ao tratamento desta doença.

Sabedor de que o consumo de cigarro é o maior fator de risco para câncer de pulmão, o A.C.Camargo criou em 1997 o Grupo de Apoio ao Tabagista, cuja proposta é oferecer medidas terapêuticas para pacientes com diagnóstico de câncer de pulmão ou outros tumores que apresentam o cigarro como importante fator causador da doença em questão. A abordagem do GAT possui grande amplitude, sendo que além de atender pacientes em tratamento oncológico, auxilia outras pessoas empenhadas em deixar o vício antes mesmo de apresentarem qualquer tipo de doença crônica.

SERVIÇO

Encontro com Especialistas do Hospital A.C.Camargo

Tema: Saúde do Pulmão e Atendimento ao Tabagista

Data: terça-feira, 27 de setembro de 2011.

Local: Hospital A.C.Camargo: Auditório José Ermírio de Moraes.

Endereço: Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade, São Paulo

Horário: 17h30.

Especialistas: Bruno Arantes Dias, Fábio José Haddad, Iunis Suzuki, Jefferson Luiz Gross, Lúcio Souza Santos, Marcus Vinícius Baranauskas e Suzana Pinheiro Pimenta (Núcleo de Pulmão e Tórax); Maria Teresa Lourenço e Kátia Rodrigues Antunes (Psico-Oncologia e Grupo de Apoio ao Tabagista).

Inscrições gratuitas: enco...@accamargo.org.br

Participação por redes sociais: www.facebook.com.br/HospitalACCamargo / www.twitter.com/haccamargo - Envie sua pergunta até o dia do evento.

Sobre o Hospital A.C.Camargo - Instituição filantrópica criada em 1953 por Antônio e Carmen Prudente, o Hospital A.C.Camargo é um dos maiores centros de tratamento oncológico da América Latina. De forma integrada e multidisciplinar, atua na prevenção, diagnóstico e tratamento ambulatorial e cirúrgico dos mais de 800 tipos de câncer identificados pela Medicina, divididos em mais de 40 especialidades. A cada ano identifica e trata 14 mil novos casos da doença, com pacientes de diversas partes do país e exterior, totalizando mais de 950 mil atendimentos (consultas, exames laboratoriais e por imagem, internações, cirurgias, quimioterapia e radioterapia, entre outros). Seu corpo clínico é composto por uma equipe fechada de 403 médicos especialistas, a maior parte com mestrado e doutorado. A dedicação e interação destes profissionais em atividades interdisciplinares resulta em um tratamento com melhores índices de sucesso, só comparáveis aos observados nos maiores centros oncológicos do mundo.

Na área de ensino, o A.C.Camargo criou a 1ª Residência em Oncologia do país, em 1953, tendo formado em 2010 o seu milésimo residente. É também responsável pela formação de um em cada três oncologistas em atividade no Brasil. Sua pós-graduação, criada em 1997, é a única em um hospital privado reconhecida pelo Ministério da Educação e foi avaliada com nota máxima durante toda essa década pela CAPES, tornando-se assim, entre escolas públicas e privadas, a melhor do país em Oncologia e uma das duas melhores em Medicina. Tem a maior produção científica da área, com mais de mil trabalhos publicados na última década nas principais revistas internacionais de alto impacto. Centralizou em 2000 o Genoma do Câncer no Brasil, financiado pela FAPESP e Instituto Ludwig.

Em 2009, o Hospital foi apontado pela edição 500 Melhores Empresas da revista Istoé Dinheiro como uma das melhores em Saúde pelo terceiro ano consecutivo. No mesmo ano foi eleito pelo Guia Você S/A Exame como uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar e pela segunda vez consecutiva está entre as 10 melhores empresas de serviços médicos do Brasil na Gestão de Pessoas, de acordo com o anuário Valor Carreira.

Mais informações ao público: www.accamargo.org.br

No twitter: www.twitter.com/haccamargo

No facebook: www.facebook.com.br/HospitalACCamargo