Notícia

Agência C&T (MCTI)

Publicação enfoca sistemas amazônicos

Publicado em 26 dezembro 2005

Recursos naturais, história, economia e políticas públicas da Amazônia, são temas das duas últimas edições da revista Ciência & Ambiente
Entre tantos adjetivos comumente usados depois da palavra Amazônia, fica complicado destacar um que realmente dê a correta dimensão da região e dos problemas lá existentes. Talvez seja por isso que a gama de assuntos escolhidos pela revista Ciência & Ambiente para as suas duas mais recentes edições seja tão grande.
Ao contrário de sínteses, Delmar Bressan, editor da publicação do Rio Grande do Sul feita na Universidade Federal de Santa Maria, e o jornalista Marcelo Leite (editor convidado) optaram pelo enfoque de grandes, e importantes, sistemas amazônicos. Tanto na edição número 31 como na 32, 12 artigos em cada uma, muitos assinados por mais de um pesquisador, apresentam e discutem a Amazônia.
Recursos naturais, história, economia e políticas públicas. Esses quatro grandes temas dão o tom das contribuições. Os irmãos Antônio e Carlos Nobre, pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), instituição vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, escreveram o artigo O carbono e a Amazônia, enquanto José Maria Cardoso da Silva, da Conservação Internacional - Brasil, voltou a um de seus assuntos preferidos em Áreas de endemismo da Amazônia.
No volume 32, mais representantes de ONGs e de universidades. E, em ambas as situações, como atesta Leite em editorial, a produção científica está sempre presente, principalmente no caso amazônico.
Adalberto Veríssimo, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), escreveu sobre uma política para conservação e manejo florestal sustentável. Mas o cardápio vai além. Passa pela madeira, soja e pecuária. Enfim, sobre todos os assuntos essenciais para quem se interessa pelo exuberante continente verde ao Norte do país.
Mais informações: www.ufsm.br/cienciaeambiente
Agência Fapesp