Notícia

Agrojornal online

Publicação apresenta raízes e amidos produzidos no Brasil

Publicado em 28 dezembro 2005

Revista foi lançada pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp. A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, lançou o primeiro volume da revista eletrônica Raízes e Amidos Tropicais (RAT). A publicação apresenta na internet artigos originais, artigos de revisão e notas prévias com recentes descobertas sobre várias espécies de tuberosas tropicais.
Por ser o Brasil o segundo maior produtor mundial de mandioca (a Nigéria é o primeiro), a RAT, em seu primeiro número, oferece especial atenção à cadeia produtiva da planta, que é cultivada em mais de 90 países e alimenta cerca de 500 milhões de pessoas em todo o mundo. O amido de mandioca pode ser empregado em vários segmentos das indústrias alimentícia, papeleira, química e têxtil.
Além de divulgar estudos sobre a produção agrícola e novas técnicas de melhoramento fitotécnico da mandioca, os artigos também abordam os desafios para tornar competitivos produtos derivados do amido de outras tuberosas amiláceas, como a batata-doce, a mandioquinha, o cará e o inhame.
Segundo os editores, a RAT está aberta à colaboração de estudantes, docentes, pesquisadores e técnicos que produzam pesquisas científicas e tecnológicas sobre raízes e amidos tropicais. Os trabalhos, que devem ser enviados de acordo com as normas de publicação, serão avaliados por pareceristas indicados pelo conselho editorial da revista.
Poderão ser enviados desde resultados finais de pesquisas inéditas até a evolução histórica de um assunto específico, passando pela citação de resultados parciais de um estudo em andamento. Mais informações: www.cerat.unesp.br/revistarat
FAPESP