Notícia

LE-E UFSCar - Laboratório de Experimentações Etnográficas da Universidade Federal de São Carlos

Protocolo LE-E para Plano de Gestão de Dados

Publicado em 16 novembro 2020

Autores: Alessandra Regina dos Santos, Ana Elisa Santiago, Ana Cecília Campos, Bruno Campos Cardoso, Catarina Morawska Vianna, Carlos Paulino, Gabriel Lino, Pedro Mourthé.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) estabeleceu novas diretrizes relacionadas à Ciência Aberta e, com elas, a obrigatoriedade da apresentação de um Plano de Gestão de Dados junto com os projetos e os relatórios de pesquisa. As ações estão em consonância com as iniciativas internacionais no que diz respeito à divulgação dos dados de pesquisas acadêmicas e científicas. O PGD deve descrever quais dados serão gerados, como eles serão coletados, como eles serão armazenados

durante a pesquisa, e como eles serão compartilhados, ou seja, tornados públicos, considerando questões éticas, legais e de confidencialidade. O Laboratório de Experimentações Etnográficas (LE-E) disponibiliza um protocolo para a produção do plano de gestão de dados na Antropologia. As questões foram retiradas do DMPTool, plataforma recomendada pela Fapesp para produção de planos. Apresentamos, então, sugestões para o preenchimento que podem ser devidamente adaptadas de acordo com a especificidade de cada pesquisa. Esperamos com isso ampliar o acesso aos nossos dados e análises, e ao mesmo tempo garantir que eles não sejam erroneamente utilizados/aproveitados.

Protocolo LE-E para produção de Plano de Gestão de Dados [PDF]

Ficamos à disposição para quaisquer dúvidas ou sugestões através do e-mail lee@ufscar.br.