Especialistas nacionais e internacionais vão discutir as tecnologias de coleta e transmissão de dados entre máquinas e equipamentos, seu armazenamento, processamento e análise.
Entre os muitos recursos tecnológicos empregados na Indústria 4.0, um dos mais importantes para seu funcionamento é a comunicação entre as máquinas, equipamentos periféricos e, eventualmente, sistemas de gestão, que permite que linhas de montagem troquem informações entre si ao longo do processo - inclusive em diferentes unidades fabris – e tomem decisões, por exemplo, sobre produção, manutenção, compras e estoques de forma inteligente e autônoma.
O assunto está atualmente no centro do debate mundial sobre produtividade e inovação dos meios de produção, e será tema do Seminário Internacional – Protocolo de Comunicação para Indústria 4.0 realizado no dia 12 de maio, durante a Expomafe - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, no mezanino do São Paulo Expo (sala 204).
O Seminário discutirá as tecnologias de coleta e transmissão de dados entre máquinas e equipamentos, seu armazenamento, processamento e análise, com presença de especialistas nacionais e internacionais.
A participação é gratuita para os visitantes da feira (veja como fazer o credenciamento aqui: www.expomafe.com.br/pt/credenciamento.html).
Confira a programação (sujeita a alterações):
Dia 12 de maio, sexta-feira
09h30: Abertura – João Alfredo Delgado, Diretor de Tecnologia da Abimaq
09h40: Introdução a Indústria 4.0 no chão de fábrica - Bruno Gellert, Peerdustry – Manufatura Compartilhada
10h: Sistemas de Captação, Transmissão, Análise, Armazenamento e Processamento de Informação Digital na Produção - Marcos Giorjiani, Beckhoff New AutomationTechnology
10h20: Normalização da informação – Protocolos de informação - Tim Shinbara, AMT- The Association For Manufacturing Technology e MTConnect Institut
10h40: O futuro da produção com sistemas avançados de manufatura - Prof. Antonio Carlos Gomes, Facens
11h: Sessão de Perguntas e Respostas - Painel de discussão com usuários e protocolos de comunicação
11h30: Encerramento
Indústria 4.0 na prática
Os visitantes poderão ver também, na prática, os principais conceitos e tecnologias da Indústria 4.0 e tirar suas dúvidas com especialistas no exclusivo Demonstrador de Manufatura Avançada, que a Expomafe apresenta durante os cinco dias (9 a 13 de maio). O projeto é uma evolução do que foi demonstrado no ano passado pela primeira vez no Brasil, durante a Feimec – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, e ganhou atualizações em seu conceito, desde o layout da linha até os programas de controle.
O Demonstrador de Manufatura Avançada foi desenvolvido pela Abimaq - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e o Senai-SP, juntamente com 12 empresas realizadoras e patrocinadoras, 6 startups, Instituto Mauá de Tecnologia, Centro Universitário FEI, 8 empresas que cederam tecnologias complementares para a operação da linha, e apoio da Informa Exhibitions (veja relação abaixo). O projeto conta ainda com apoio institucional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Sobre a Expomafe
Uma iniciativa da Abimaq - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, com organização e promoção da Informa Exhibitions, a Expomafe, de 9 a 13 de maio, vai apresentar as últimas novidades em máquinas-ferramenta, automação industrial, robótica, estampagem de precisão, manufatura aditiva, sistemas integrados e multitarefa, metrologia, medição e controle de qualidade, ferramentas manuais e de corte, equipamentos hidráulicos, pneumáticos, bombas e compressores, para movimentação e armazenagem, soldagem, manufatura aditiva, prototipagem, impressoras 3D e muitos outros.
Realizadores
A Abimaq - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a Abimaq tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.
Serviço
Expomafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial
Data: 9 a 13 de maio de 2017
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Iniciativa: Abimaq - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas
Promoção e organização: Informa Exhibitions
Patrocínio Oficial: Romi