Notícia

Biblioteca FMUSP

Proteína que ajuda o vírus zika a entrar na célula pode ser alvo para novos antivirais

Publicado em 27 agosto 2021

Pesquisa contou com cientistas do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e desvendou um dos mecanismos pelos quais o vírus zika causa complicações neurológicas em pacientes adultos e microcefalia em fetos

Pesquisa brasileira publicada na revista Brain, Behavior, and Immunity desvenda um dos mecanismos pelos quais o vírus zika causa complicações neurológicas em pacientes adultos e microcefalia em fetos. A descoberta abre a possibilidade para que novos estudos busquem medicamentos capazes de inibir o agravamento da doença.

No trabalho, que teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), os cientistas demonstraram uma correlação entre as complicações neurológicas do zika com níveis elevados de Gas6, uma proteína que ajuda o vírus a entrar nas células. Mostraram ainda que as principais fontes de Gas6 nesses casos são os monócitos periféricos, um grupo de células do sistema imunológico.

Em sua forma ativa, a Gas6 se liga a receptores da família TAM (Axl, Tyro3 e Mer) e, após a entrada nas células, é capaz de reprimir uma resposta inflamatória do organismo, facilitando a replicação viral e levando ao agravamento da infecção por zika.

“O próprio vírus induz à expressão de Gas6, que aparece em nível maior nos pacientes com a forma grave da doença. Esses níveis estão ligados ao aumento de supressores de sinalização de citocinas [SOCS-1], responsáveis pelo bloqueio das respostas antivirais de interferon tipo 1. Quanto mais potente esse mecanismo, pior o prognóstico do paciente”, explica o professor José Luiz Proença Modena, do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e um dos orientadores do trabalho.

O estudo teve a participação de três grupos: o coordenado por Modena, que analisou amostras de soro de pacientes com zika, incluindo grávidas; o do professor Fábio Trindade Maranhão Costa, também do IB-Unicamp; e o de Jean Pierre Schatzmann Peron, do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP) e da Plataforma Científica Pasteur-USP (SPPU, na sigla em inglês), um instituto da Rede Pasteur constituído em parceria com a Universidade, que fez testes em camundongos.

Parte dos pesquisadores integra a Rede Zika Unicamp, criada em 2016, após a epidemia no Brasil, para desenvolver pesquisas que contribuam com o enfrentamento dos graves impactos causados na saúde pública pelas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Também teve a cooperação científica do Laboratório de Doenças Infecciosas A*Star, de Cingapura. Essa parceria já resultou em outros estudos publicados, como o que identificou um marcador para zika.

saiba mais…

Fonte: Jornal da USP

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
UOL Giro Goiás Ata News Cinforme Bitcoin SaúdeMS Portal Terra Santa Notícias CV Agora Pauta Brasil Garanhuns Notícias Jornal Tabloide online (Cotia, SP) FM Metropolitana Online N5 Notícias Cotia 24 horas Ata News Wistan+ Minuto Cidade Portal Morada Oficial News Hora PR BSB Digital Região Noroeste Roraima na Rede Agora ES online Jornal da USP online Giro Notícias Goiás Nosso Goiás Rede Interativa Campo Belo em Foco O Repórter Regional online TV Interbam Oeste Ao Vivo Oeste 360 Alvo Notícias Grupo News Paraná Informativo Astral CVN Notícias Conexão Na Cidade Alagoas Agora online Penha News Mix Vale Diário em Foco FEDAP - Fundação de Estudos para o Desenvolvimento da Administração Pública Relato News Novo Cantu Notícias Antenados Mirante da Bocaina Gazeta da Semana Saense Portal de Notícias Virou Manchete Agência de Notícias – Defesa Zatum Jornal da Ciência online Blog O Cubo Pharma Innovation Blog Jornal da Mulher Revista Amazônia Portal do Governo do Estado de São Paulo Jornal A Voz do Povo online (Uberlândia, MG) Mustach Portal da Enfermagem Bahia.ba FOCEP Brasil LabNetwork Ata News Espaço Ecológico no Ar RM Consult Quimiweb Head Topics (EUA) Diário de Indaiatuba Blog O Correspondente Coluna Supinando CGC Educação Francia.org (Venezuela) Jornal da Unicamp online DF Agora Folha da Minha Sampa Tribuna Paulista Estúdio Livre News ID Brasil Morato Hoje Notícias da Sua Cidade Rádio Leme FM Jornal o Brasiliense Notícias Brasil TV Caparaó Saúde em Tela BataNews Valter Vieira