Notícia

A Tarde (BA)

Proteína protege contra o câncer de fígado

Publicado em 03 janeiro 2010

Agência FAPESP

Um grupo formado por pesquisadores do Japão e dos Estados Unidos descobriu um mecanismo que atua na prevenção de problemas no fígado, como inflamações, fibrose ou câncer. O estudo será publicado no site e em breve na edição impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

O mecanismo se baseia em uma determinada proteína, denominada TAK1, que seria um "regulador mestre" da função hepática. "Compreender melhor o papel da TAK1 nas doenças do fígado e no câncer poderá nos ajudar a desenvolver novas estratégicas terapêuticas", disse David Brenner, diretor da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em San Diego, um dos autores do trabalho.

A TAK1 é uma cínase (ou quinase), um tipo de enzima de sinalização envolvida em diversas atividades celulares, entre as quais o próprio crescimento das células.

A TAK1 ativa duas proteínas específicas, NF-kappaB e JNK. A primeira ajuda a proteger células do fígado do desenvolvimento do câncer e da morte celular. Até então, não se sabia se a TAK1 ajudaria a evitar o desenvolvimento do câncer.