Notícia

Terra

Proteína encontrada no veneno de peixe pode combater asma e esclerose (145 notícias)

Publicado em 30 de agosto de 2023

Cruzeiro FM 92.3 Blog da Cris Brasil em Folhas online Gazeta24h (Lauro de Freitas, BA) NewsLab online Correio de Carajás Expresso 222 Região Noroeste ABC do ABC Tamoios News Gazeta da Semana Manezinho News NewsLab online Jornal Fluminense Corumbaíba Noticias Guia da Farmácia online Itaquera em Notícias Notícias de Emprego Head Topics (Brasil) Portal Arujá Repórter Portal R3 Jornal do Belém Misturebas Jornal Estação online Sala da Notícia Gazeta Info online (Limeira,SP) Amazonas 1 Instituto Butantan Gazeta Web (PR) Segundo a Segundo Portal Banda B Balai (Cabo Verde) Head Topics (Brasil) Fato Amazônico Tribuna do Sertão Portal RBN O Defensor online Mais Sampa Jornal Dia Dia Blog Marcos Frahm TV Jornal BNews O Metropolitano News Surgiu Diário de Cuiabá online Portal GMC Online TN Online O Dia (RJ) online Correio do Povo (Porto Alegre, RS) online A Crítica (MS) online Zero Hora online Guarulhosweb Cruzeiro do Sul online Nosso Dia (Londrina, PR) online O Norte de Goiás Tribuna do Agreste Bem Paraná online Head Topics (Brasil) Jornal Floripa Notícias ao Minuto (Brasil) Na Rede SCC 10 Head Topics (Brasil) Jornal Cidadã Economia em Pauta É TopSaber Meia Hora online Rádio Fandango Clic Camaquã Leia Já Folha do Estado da Bahia (Feira de Santana, BA) online Porto Ferreira Online Programadores Brasil Gazeta de Sorocaba Revista Comunhão online HC Notícias - Hora Certa Notícias INDICE (Portugal) Jornal do Oeste (Toledo, PR) online Marreta Urgente Portal Nine Fonte 1 Mundo Boa Forma JDV - Jornal do Vale do Itapocu online Gizmodo Brasil Portal Cidade Dourados Blog do Takamoto CGN Olhar Digital Digitado Folha de Dourados online Tribuna de Petrópolis online Vitória News Revista Fórum online Sim Notícias São Bento em Foco Política no Ponto Certo Giro Sertão Brasília Notícias Euro ES Euro Euro ES Euro Últimas Noticias (Venezuela) online Diario Primicia (Venezuela) online Dikajob Diário de Notícias Madeira (Portugal) online Portal Saúde no Ar LabNetwork AM Post ( em espanhol) On Jornal GlobalMed Report Pharma Innovation Notícias São Sebastião Jornal Correio da Mata Rádio Capital FM Só Notícia Boa
Por Fidel Forato

Não é segredo que a fauna e a flora brasileira são extremamente ricas e, em grande parte, pouco conhecidas, com raras exceções. Este é o caso do peixe niquim (Thalassophryne nattereri) e de uma proteína encontrada no seu veneno com potencial para tratar quadros de asma, esclerose múltipla e outras doenças. Há anos, pesquisadores do Instituto Butantan investigam seus possíveis usos.

Para ser mais preciso, desde 1996, os cientistas do Laboratório de Toxinologia Aplicada (LETA) do Butantan investigam a proteína do peixe venenoso, com propriedades anti-inflamatórias e diferentes áreas de aplicabilidade. Tanto é que a partir dela foram produzidos uma série de peptídeos sintéticos, já patenteados, como o TnP.

Mais recentemente, os pesquisadores descobriram que o peptídeo TnP é eficaz no tratamento de asma em modelos animais, como demonstra o estudo publicado na revista científica Cells.

Conheça o peixe venenoso niquim

Antes de seguir, vale explicar que o peixe niquim é comum nas regiões Norte e Nordeste. Curiosamente, o animal peçonhento é capaz de sobreviver por até 18 horas fora d'água.

Entre os comportamentos da espécie, está o hábito de se esconder em buracos na areia, o que eventualmente provoca acidentes de envenenamento em humanos. A pessoa, sem ver o animal escondido, acaba pisando em seus espinhos, o que libera o perigoso veneno no organismo.

Além da dor aguda, inchaço e sensação de queimação, o local que entra em contato com o espinho apresenta dificuldade de cicatrização. Em alguns casos, há relatos de necrose, especialmente para a população pesqueira e ribeirinha.

Uso da proteína do peixe niquim contra asma

No último trabalho do grupo, os pesquisadores comparam os resultados de três cenários envolvendo camundongos com crise de asma: o uso do peptídeo TnP como forma de controle; o tratamento com o remédio dexametasona, tradicionalmente usado contra a doença; e não tratar o quadro.

Segundo os autores, o TnP reduziu em mais de 60% o número de células totais que causam inflamação e dano tecidual no pulmão. A medicação também diminuiu em 100% os eosinófilos, ou seja, um tipo específico de célula inflamatória conectada com a asma. Além disso, o peptídeo baixou o nível de obstrução do fluxo aéreo e o muco presente no pulmão. Com isso, é possível dizer que ele é tão bom quanto a dexametasona.

Enquanto o potencial medicamento foi associado com altos índices de controle da doença, os autores afirmam que não foram identificados efeitos adversos. Com as atuais terapias, taquicardia, agitação, dor de cabeça e tremores musculares são alguns efeitos comumente relatados pelos pacientes.

Uso do veneno contra a esclerose múltipla

Anteriormente, os pesquisadores descobriram em um ensaio pré-clínico que o peptídeo derivado do veneno do peixe niquim é também uma potencial aposta contra a esclerose múltipla. No estudo com camundongos, eles observaram que a molécula atrasa o aparecimento dos sintomas e reduz a gravidade da doença.

Agora, a equipe deve testar a eficácia do peptídeo no tratamento de doenças oculares, também com modelos animais. Até o momento, não há previsão para o início dos testes em humanos.

Fonte: Cells e Instituto Butantan  

Canaltech: