Notícia

FAPEG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás

Prorrogado prazo de inscrições de bolsistas ao FameLab

Publicado em 24 fevereiro 2017

Por renan.rigo

Foi prorrogado o prazo para que bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas e Engenharias se inscrevam para participar do concurso internacional de comunicação científica FameLab, promovido em parceria com o British Council. Os vídeos poderão ser enviados até o dia 08 de março por meio do site do FameLab.

O concurso é realizado por meio da parceria do British Council com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) – incluindo a fundações de Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Minas Gerais (Fapemig), Espírito Santo (Fapes), Santa Catarina (Fapesc), Sergipe (Fapitec), Tocantins (Fapt), Paraná (Fundação Araucária) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O objetivo é promover a aproximação entre cientistas e público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos do dia a dia da sociedade, além de incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação, em especial a habilidade oral.

O vencedor da etapa nacional ganhará uma viagem com as despesas pagas para participar do Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, em junho de 2017.

Inscrições

Cada candidato deverá apresentar um vídeo de inscrição sobre um tópico de ciência ou tecnologia, com duração máxima de seis minutos (três minutos para uma versão em português e três minutos para uma versão em inglês), sem recurso de PowerPoint ou outro dispositivo eletrônico de apresentação e com o uso limitado de materiais de apoio portáteis. Será aceita apenas uma única inscrição de cada candidato e a qualidade do vídeo não comporá os critérios de análise.

Etapas

A nova data limite para submissão do vídeo de inscrição é o dia 08 de março. Após avaliação de um comitê formado por cientistas, especialistas em comunicação e jornalistas indicados pelas instituições parceiras na realização do concurso, serão selecionados 20 candidatos que farão uma apresentação presencial e ao vivo no dia 25 de abril, perante o público e comitê avaliador.

Os dez projetos que passarem dessa fase farão uma etapa de treinamento intensivo, em inglês e sem tradução simultânea, para preparação à Final Nacional, que será realizada no dia 28 de abril. O vencedor participará do final internacional, no Cheltenham Science Festival, na Inglaterra, entre os dias 6 e 11 de junho.

Sobre o concurso

Lançado em 2004 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, o FameLab está presente em 32 países e tem como objetivos promover a aproximação entre cientistas e público em geral e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação entre pesquisadores. Em 2017, a competição acontece pela segunda vez no Brasil, em parceria com o CNPq, a Confap e a Fapesp.

A chamada completa atualizada para participação do concurso pode ser acessada aqui. Dúvidas e mais informações deverão ser direcionadas para o e-mail contato@britishcouncil.org.br.

Assessoria de Comunicação Social da Fapeg.