Notícia

Planeta Universitário

Prorrogadas as inscrições para a terceira edição do Programa Dra. Ruth Cardoso

Publicado em 20 janeiro 2011

As inscrições para a terceira edição do Programa Dra. Ruth Cardoso foram estendidas. Candidatos interessados em participar da seleção têm até o dia 17 de fevereiro para preencherem o formulário de inscrição. A iniciativa oferece apoio à participação de professores e pesquisadores brasileiros das áreas de ciências humanas e sociais nas atividades da Universidade de Columbia, na cidade de Nova York, EUA. Um dos objetivos do programa é destacar, no meio universitário e de pesquisa dos Estados Unidos, o desempenho de cientistas brasileiros que atuam em instituições do país nas áreas citadas. Desta maneira, promover um alto ní­vel de aproximação, diálogo e aprofundamento no conhecimento mútuo das respectivas culturas e sociedades.O Programa Dra. Ruth Cardoso é uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior (Capes), por meio de sua Diretoria de Relações Internacionais (DRI), com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Universidade de Columbia (UC) e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright).

Caracterí­sticas e requisitos
O edital prevê a concessão de uma bolsa por ano, no valor de US$ 5 mil mensais, por até nove meses, além de um auxí­lio instalação de US$ 2 mil. O pesquisador também terá direito a um seguro saúde, passagem aérea de ida e volta em classe econômica promocional e moradia no campus da Universidade de Columbia, na cidade de Nova York, EUA em apartamento de um dormitório ou equivalente com acesso às instalações e serviços da Universidade.

Para concorrer ao edital, o pesquisador deve comprovar ter concluÍdo seu doutorado antes de 2007, assim como estar credenciado como docente e orientador em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes. É necessário que o candidato dedique-se em regime integral às atividades acadêmicas nas áreas de ciências humanas e sociais. Será dada preferência a candidatos que atuem nas áreas de antropologia de populações urbanas, sociologia e história do Brasil com enfoque em movimentos sociais contemporâneos.

A inscrição deve ser feita pela internet, com o preenchimento em inglês do Formulário de Inscrição online, um syllabus do curso proposto com no máximo dez páginas e três cartas de recomendação em inglês. Além de um currí­culo atualizado em português, disponí­vel na Plataforma Lattes, um currí­culo resumido em inglês e o projeto de pesquisa a ser desenvolvido na Universidade de Columbia.

A previsão para implementação da bolsa é para agosto e setembro de 2011. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 2022-6664 ou pelo e-mail thais.aveiro@capes.gov.br.

Edições anteriores
A primeira edição do programa aprovou o projeto de Lia Zanotta Machado, professora titular de Antropologia da Universidade de Brasí­lia (UnB). A candidata atua principalmente, nas áreas de gênero, violência, estudos feministas, direitos à saúde e antropologia das polí­ticas públicas de gênero e de saúde e apresentou o projeto, Brazilian Feminist Social Movements and Feminist Studies, que recebeu nota máxima no parecer de todos os avaliadores.

A segunda edição selecionou o projeto "Subjetividade, PolÍtica e Ética: práticas de si nos feminismos americano e brasileiro", de autoria da professora Luzia Margareth Rago, docente do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Capes Assessoria de Comunicação Social