Notícia

Cães&Gatos

Promoção de alívio

Publicado em 01 abril 2021

Por Sthefany Lara

ANIMAIS com câncer podem receber, agora, cuidados paliativos no Hospital Veterinário da Unesp. O serviço é baseado na proposta do trabalho de mestrado da médica veterinária Beatriz Furlan Paz, intitulado “ Cuidados Paliativos no Tratamento de Cães e Gatos com Câncer: A Promoção do Alívio de Sintomas e a Perspectiva do Tutor ” e que passou pela comissão de ética animal e ética humana, pois envolve os tutores dos pets que serão assistidos.O projeto da médica veterinária Beatriz possui o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (fapesp) e tema orientação do professor doutor Andrigo de Nardi, supervisor do Hospital Veterinário. O trabalho desenvolvido por Beatriz é coorientado pela professora Marília Gabriele Prado Albuquerque Ferreira, doutora pela FCAV-Unesp com ênfase na área de Oncologia.

De acordo com Beatriz, estudos em humanos avaliaram que a inserção do cuidado paliativo promove melhora da qualidade de vida dos pacientes e maior tempo devida, submetendo-os a tratamentos menos agressivos no final da vida. “ Portanto, o cuidado paliativo veterinário será ofertado para animais com câncer desde o diagnóstico de sua doença oncológica, podendo ser iniciado em qualquer etapa do adoecimento do paciente ”, afirma.

O que seria o cuidado paliativo?

De acordo com os PRINCÍPIOS DOS CUIDADOS PALIATIVOS VETERINÁRIOS: Devem ter início o mais precocemente possível, desde o diagnóstico da doença; Devem compreender a morte como um processo natural, sem antecipá-la nem postergá-la; Devem promover avaliação, reavaliação e alívio da dor e de outros sintomas desagradáveis- os cuidados paliativos não visam substituir as terapias que objetivam o tratamento da doença; o Devem perceber o paciente em toda sua completude: aspectos físicos, emocionais e sociais do animal e de seus tutores; Devem oferecer o melhor suporte ao paciente com foco na melhora da qualidade de vida; Devem compreender que os tutores e os responsáveis têm grande importância no processo de cuidado, oferecendo-lhes suporte e amparo durante o adoecimento e o luto. do com a Organização Mundial de Saúde, os cuidados paliativos se referem à assistência promovida por uma equipe multidisciplinar e interdisciplinar que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares no universo veterinário, busca o alívio do sofrimento dos pets e de seus tutores. s. com. br Os médicos-veterinários podem indicar oserviço aos tutores, para isso, é necessário quese tenha encaminhamento do profissional de Medicina veterinária ou entrar em contato diretamente com a equipe responsável, por meio do e mail da médica veterinária Beatriz: bf.paz@unesp.br