Notícia

Agência C&T (MCTI)

Projetos que envolvem inovação podem disputar fundo de R$ 450 milhões

Publicado em 27 maio 2008

RIO - Empresas de diversos portes têm até o dia 30 de junho para se candidatar a receber parte do fundo de R$ 450 milhões para projetos inovadores. O montante está sendo disponibilizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e é parte do Programa de Subvenção Econômica do órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Segundo informações da agência Fapesp, as empresas que tiverem seus projetos inovadores aprovados receberão financiamentos não reembolsáveis, ou seja, não precisarão devolver o financiamento ao fundo, desde comprovem nas etapas de seleção que as propostas podem ser contempladas - já que a subvenção econômica é uma modalidade de financiamento regulamentada no Brasil pela Lei da Inovação. Poderão se candidatar projetos das áreas de tecnologias da informação e comunicação (TIC); biotecnologia; saúde; programas estratégicos; energia e desenvolvimento social.

Serão duas fases de seleção, sendo que na primeira etapa as propostas deverão ser apresentadas em formulário eletrônico simplificado, disponível no site da Finep ( www.finep.gov.br ). A divulgação do resultado da fase 1 está prevista para o início de agosto, informou a Fapesp.

Na fase 2, apenas as empresas selecionadas deverão encaminhar o projeto detalhado, também por meio eletrônico, até o dia 1º de setembro. O resultado final, com a divulgação da lista das empresas contempladas, está previsto para 17 de outubro.