Coordenadores de projetos selecionados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Microsoft Research irão apresentar na próxima segunda-feira (30), das 9h30 às 12 horas, na sede da Fapesp, as quatro propostas de pesquisa aprovadas na terceira chamada do Instituto Microsoft Research-Fapesp de Pesquisas em Tecnologia da Informação.
Lançada em 2007, esta iniciativa de fomento à pesquisa científica prevê investimento conjunto total da Microsoft e da Fapesp de R$3,5 milhões. Os projetos propõem o uso de técnicas computacionais para gestão de grandes volumes de dados relacionados a mudanças climáticas, sistemas de informação biológica e produção de bioenergia.
As equipes dos 11 projetos aprovados desde 2007 pelo Instituto Microsoft Research-Fapesp formam hoje uma rede voltada para a criação e aplicação de soluções computacionais inovadoras, com impacto social e econômico. As quatro propostas selecionadas na chamada atual serão apresentadas em seminário com a participação de Celso Lafer, presidente da Fapesp, e Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil.
Coordenado pelo professor Agma Juci Machado Traina, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o projeto Desenvolvimento de métodos e técnicas de mineração de dados para apoiar pesquisas em mudanças climáticas, com ênfase em agrometeorologia procura aperfeiçoar estudos sobre os efeitos das mudanças climáticas na agricultura.
Já o projeto Tecnologia da Informação aplicada a genômica para bioenergia: anotação probabilística usando Inteligência Artificial é coordenado pelo professor Ricardo Vêncio, do Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. A pesquisa propõe o desenvolvimento de métodos para atribuir potenciais funções a genes com funções desconhecidas, identificados no Projeto Genoma Cana, com apoio da Fapesp, e no sequenciamento da cana-de-açúcar que está sendo feito pelo Programa Fapesp de Pesquisa em Bioenergia (Bioen).
Os outros projetos são: SinBiota, do Programa Biota-Fapesp, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Desenvolvimento e aplicação de uma rede de geossensores para monitoramento ambiental, coordenado por Celso Von Randow, do Centro de Ciências do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O público-alvo da apresentação são professores e pesquisadores da área de tecnologia da informação e meio ambiente. A entrada é franca e não há necessidade de inscrição prévia. A Fapesp fica na Rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa, São Paulo.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Fapesp
Mais informações: (11) 3838-4151, email imprensa@fapesp.br