Notícia

Oeste Notícias (Presidente Prudente, SP)

Projeto visa a preservação do meio ambiente em ETE

Publicado em 21 maio 2011

Foi aprovado recentemente um projeto de pesquisa que será realizado na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Presidente Prudente, através de um convênio entre a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

De acordo com a assessoria de imprensa da Sabesp, o projeto será iniciado este ano por técnicos e engenheiros da empresa, em parceria com professores da Poli/USP (Universidade de São Paulo) e visa aperfeiçoar a transformação da amónia (substância presente no esgoto) em nitrito e nitrato e, posteriormente, em nitrogênio, retornando para o ar.

Os processos, chamados respectivamente de nitrificação e desnitrificação, beneficiam o meio ambiente. Foram desenvolvidas pesquisas em escalas menores (laboratoriais) que realizaram os processos de nitrificação e desnitrificação, mas a pesquisa da Sabesp e USP será feita em escala real Estima-se que a pesquisa tenha duração de dois anos e um investimento na ordem de R$ 700 mil. Ainda de acordo com a assessoria de imprensa, 100% do esgoto do município é tratado pela estatal.