Notícia

RuralBR

Projeto vai pesquisar influência da genética na produção e na qualidade da carne da raça Nelore

Publicado em 15 junho 2013

As pesquisas utilizando a genética para melhorar a qualidade da carne em bovinos da raça nelore ganharam um importante incentivo na última semana, com a aprovação de um projeto de pesquisa junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), na modalidade Projeto Temático.

O projeto "Bases moleculares da qualidade da carne em bovinos da raça Nelore" dará continuidade às pesquisas da rede Bifequali, encerrada no ano passado. Os estudos serão coordenados pela pesquisadora Luciana Regitano, da Embrapa Pecuária Sudeste.

O projeto Bifequali permitiu identificar regiões no genoma desses animais associadas a características de produção e qualidade de carne. A proposta aprovada pela Fapesp pretende avançar na compreensão dos mecanismos genético-moleculares envolvidos na variação de características de qualidade de carne na raça Nelore.

A ideia é complementar as análises de associação genômica para incluir novos fenótipos (características observáveis), expandir as análises do genoma funcional (RNA, microRNA e proteínas), avaliar o significado de variações de número de cópias (CNVs) e capacitar recursos humanos nas áreas de bioinformática e genômica.

Com mais de 130 milhões de cabeças, a raça Nelore, pura ou em cruzamentos, representa 80% do rebanho bovino brasileiro destinado à produção de carne.

EMBRAPA