Notícia

Jornal Primeira Página

Projeto USP leva a ciência para o cinema (1 notícias)

Publicado em 20 de maio de 2009

Por Kleber Jorge Savio Chicrala

Ao longo do tempo muitos filmes de ficção científica foram produzidos e apresentados nas telas dos cinemas brasileiro, formando a idéia de uma ciência imaginária, embora tenham contribuído para promover a importância e a imagem pública da ciência e dos cientistas, Assim passou o tempo e novos projetos de difusão científica foram aprovados, passando a ser divulgados peia imprensa, sendo que atualmente o grupo de profissionais em difusão cientifica do Instituto Nacional de Ciê0ncia e Tecnologia em Óptica e Fotônica (INCTOF)- IFSC -Cepof-USP de São Carlos criou e irá colocar nas teias do cinema, antes dos filmes, o projeto intitulado "Conexão Ciência", ou seja. informações super interessantes do mundo da ciência que causa curiosidade, e ao mesmo tempo educa quem vai ao cinema. Os jornalistas Kleber Chicrala e David Fugazza são os autores deste Projeto de divulgação científica, que tem como base as informações contidas na revista FAPESP, sendo apoiados pelo coordenador do Cepof/INCT - USP Prol Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, e pelo coordenador do CM D MC Prof Dr Elson Longo da Silva.

"Selecionamos matérias científicas super interessante, e que causem interesse em quem vai ao cinema, e assim conseguimos produzir um modelo e forma de divulgação, popularizando a ciência, e levando o mundo das descobertas científicas super interessantes para todos...", afirma o jornalista do INCTOF - USP, Kleber Chicrala.

Com o objetivo de aproximar os cientistas e suas descobertas da população, o INCTOF - IFSC - USP de São Carlos (SP), através do coordenador Prof Dr Vanderlei Salvador Bagnato, fez uma parceria educativa com o cinema de São Carlos (SP), Cine São Carlos, representado pelo empresário Pedro Luis Casella  para inserir antes dos filmes um série de programas com testos e imagens de descobertas científicas interessantes, popularizando a ciência no cinema.

A divulgação científica, segundo relatos históricos» iniciou-se há mais de cinco mil anos. Mais recentemente, a popularização da ciência tem sido interpretada também como um instrumento para tornar disponíveis conhecimentos e tecnologias que ajudem a melhorar a vida das pessoas e que dêem suporte a desenvolvimentos econômicos e sociais sustentáveis.