Notícia

Jornal da USP online

Projeto une arquitetura, biblioteconomia e ciência da informação para formar novos pesquisadores (1 notícias)

Publicado em 27 de junho de 2023

Bolsistas de iniciação científica contribuem para pesquisas que vão aprimorar a plataforma colaborativa Arquigrafia, de imagens de arquitetura e de espaços urbanos, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

Se o mundo digital e a tecnologia estão cada vez mais integrados ao dia a dia dos indivíduos, nas profissões isso não é diferente. Nas últimas décadas muitas áreas de atuação precisaram se reinventar para acompanhar esta evolução, este é o caso da Biblioteconomia, cujo curso na USP, a partir de 2024, passará a se chamar Biblioteconomia e Ciência da Informação.

O mundo digital está sendo o responsável por impulsionar mudanças na forma de atuação dos bibliotecários. O excesso de informações e a tecnologia computacional exigem recursos cada vez mais ágeis para atender à demanda dos usuários por serviços digitais. Responsável pela organização e recuperação da Informação, esta ciência mescla disciplinas das Ciências Sociais com Informática, Matemática e Estatística e quem diria a Arquitetura. Isto é o que vem acontecendo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP com a coleção de imagens de arquitetura e urbanismo disponibilizadas, de forma colaborativa e online, pelo Projeto Arquigrafia. Na plataforma, atualmente amparada pela Fapesp como projeto temático, o estudo da coleção de imagens e a manipulação de diferentes tipos de registros e informações envolve professores e estudantes de iniciação científica do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP.

A professora do curso de Biblioteconomia da ECA e pesquisadora associada ao projeto Arquigrafia, Vânia Mara Alves Lima, explica que a Ciência da Informação investiga as propriedades, estrutura e os fluxos de informação e como armazenar e recuperar esta informação para o desenvolvimento da sociedade. Ela explica que além de coleções que já nascem digitais, existem acervos analógicos de fotos, desenhos e textos que hoje estão sendo digitalizados e disponibilizados na internet, por isso há a necessidade de se identificar os fundamentos teóricos e metodológicos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação para se desenvolverem novos produtos e dispositivos informacionais que disponibilizem esses acervos ao público.