Notícia

Planeta Universitário

Projeto sobre Materiais Híbridos Orgânicos é aprovado pela FAPESP

Publicado em 01 outubro 2009

O pesquisador Dr. Paulo Sergio Calefi, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Unifran, teve recentemente seu projeto de pesquisa intitulado Materiais Híbridos Orgânicos - Inorgânicos Derivados de Caulinita e Ácidos Carboxílicos - aprovado pela FAPESP. De acordo com o professor Calefi, a possibilidade de se combinar propriedades de compostos orgânicos e inorgânicos em um único material é um desafio antigo. "Geralmente, os materiais orgânicos são "frágeis", e sua estabilidade térmica é baixa. Isto faz com que seja impossível a aplicação prática destes materiais orgânicos em processos que envolvam altas temperaturas. Neste sentido, há muito tempo as argilas naturais vêm sendo vistas como promissoras para aplicações na obtenção de materiais híbridos orgânico-inorgânicos, mas seu uso mais disseminado era restrito pela dificuldade de modificação", explica.

Com este projeto de pesquisa, o professor procura ampliar as perspectivas de aplicação da Caulinita, uma argila facilmente encontrada na região de Franca. A modificação da argila se dá pela expansão das lamelas destes materiais, que permite a adição de moléculas orgânicas que podem interagir com o aluminol da caulinita através de ligação covalente (funcionalização) e/ou através de interações químicas (intercalação).

Segundo Calefi, as pesquisas em materiais híbridos orgânico/inorgânicos derivados de argilas emergiram recentemente, com pesquisas em materiais mais sofisticados, com altos valores agregados podendo ser aplicados em distintas áreas como em catálise, visando a obtenção de novos catalisadores para a oxidação de hidrocarbonetos, adsorventes no tratamento de efluentes industriais e em novos materiais luminescentes podendo ser aplicados como sensores e lasers.

Unifran Assessoria de Imprensa