Notícia

Portal InvestNE

Projeto sobre inovação tem nova rodada de discussões

Publicado em 06 agosto 2020

Por PortalInvestNe

O projeto Teias da Inovação MCTI, agora on-line, promove mais um evento gratuito nesta quinta-feira, 6 de agosto. Com o tema “Academia e Indústria: Investimento e Relacionamento Para a Inovação Durante e Pós-pandemia”, a ação tem abrangência nacional e qualquer interessado pode se inscrever pelo site: www.teiasdainovacao.com.br. Desta vez, o programa abre espaço para o debate sobre os mecanismos de fomento e investimento a ambos os setores, e como tais ecossistemas precisam se organizar, no “novo cenário”, para dar sequência ou iniciar projetos de inovação, tendo como grande base a colaboração mútua. Ambos os campos precisam estar entrelaçados de modo que o setor acadêmico possa trazer resultados práticos ao mercado, impactando positivamente a sociedade, por exemplo, nas esferas comerciais, de serviços, de saúde, entre muitas outras.

Entre os palestrantes estão Carlos Américo Pacheco, Diretor Presidente da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo); Sebastião Sahão Jr., Presidente do CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações); Marcelo Oromendia, CEO da 3M. Vanderleia Radaelli, especialista Líder em Ciência e Tecnologia do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), será a mediadora.

Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), participa do evento: “O programa promove uma aproximação entre o MCTI e as cidades brasileiras de médio porte, com grande potencial de se tornarem ecossistemas locais de inovação. Vamos aproveitar para divulgar programas e instrumentos de apoio à inovação e ao empreendedorismo inovador. Nosso foco é sempre auxiliar para que esses polos sejam pensados e implementados de forma sustentável”, afirma.

O Teias da Inovação é uma iniciativa do MCTI em parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico), o CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) e a ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras). Realizado em diferentes cidades do Brasil, e agora também em âmbito nacional, o projeto tem como público-alvo startups, incubadores, empresários, empreendedores, estudantes, pesquisadores, cientistas, educadores e governos locais. Entre os temas abordados estão: transformação digital, empreendedorismo, tendências de futuro, novos modelos de negócios e pesquisa e desenvolvimento.

“A interação entre pessoas e organizações é um fator importante para incentivar a inovação e novos negócios. Os debates trazem a experiência de grandes profissionais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de inovação”, conta Alberto Paradisi, pesquisador principal e coordenador do projeto.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Acontecendo Aqui Portal Show Vip ANPEI