Durante a reunião do Projeto ‘Resfria Jundiaí', representantes da Prefeitura discutiram o planejamento da etapa inicial, denominada “Abordagem Observacional”.
Nas últimas semanas, foi realizada uma reunião estratégica do projeto “Resfria Jundiaí”, uma colaboração entre a Prefeitura de Jundiaí , a PUC-Campinas e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Essa iniciativa busca desenvolver estratégias de resfriamento urbano, promovendo maior habitabilidade e bem-estar nas cidades, com foco inicial no município de Jundiaí.
Durante a reunião, representantes de diversas áreas da Prefeitura discutiram o planejamento da etapa inicial do projeto, denominada “Abordagem Observacional”. Essa fase tem como objetivo mapear o clima urbano de Jundiaí em uma escala ampla.
Para isso, será realizado o monitoramento de dados climáticos obtidos tanto de repositórios externos quanto da própria Prefeitura. Essas informações serão utilizadas para identificar os bairros mais vulneráveis ao calor extremo e à falta de conforto térmico.
Instalação de Sensores para mapeamento climático
Um dos destaques dessa etapa do projeto “Resfria Jundiaí”, é a instalação de equipamentos de medição de temperatura e umidade relativa do ar em diferentes pontos da cidade.
De acordo com Guilherme Theodoro Nascimento Pereira de Lima, diretor do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças da UGPUMA, “esses sensores permitirão monitorar variações climáticas e criar um mapeamento detalhado das condições locais, contribuindo para a formulação de políticas públicas de mitigação do calor”.
Dados para soluções sustentáveis
As informações coletadas pelos sensores serão fundamentais para o desenvolvimento de intervenções urbanas que visem aumentar o conforto térmico da população. Entre as possíveis soluções estão:
Planejamento de áreas verdes para melhorar a circulação de ar e reduzir as ilhas de calor.
Uso de materiais inovadores na infraestrutura urbana , como revestimentos que diminuem a absorção de calor.
Medidas integradas para aumentar a qualidade de vida em regiões mais impactadas por ondas de calor.
Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos
A professora-doutora Cláudia Cotrim Pezzuto, da PUC-Campinas, destacou a importância do avanço do projeto. “Com a instalação dos sensores e o início das atividades práticas, o ‘Resfria Jundiaí' se consolida como uma iniciativa concreta para enfrentar os desafios climáticos urbanos”.
Impacto e expectativas do projeto “Resfria Jundiaí”
O “Resfria Jundiaí” surge como um modelo para o desenvolvimento sustentável e adaptativo em cenários urbanos. Ao integrar monitoramento tecnológico com planejamento estratégico, o projeto representa um passo essencial para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas e melhorar a qualidade de vida da população.