Notícia

Universia Brasil

Projeto que avalia conforto térmico começa na UNESP de Dracena

Publicado em 23 janeiro 2007

O projeto intitulado "Avaliação da influência de diferentes materiais de cobertura no conforto térmico de instalações rurais" vem sendo desenvolvido no Campus de Dracena sob coordenação do Prof. Dr. Juliano Fiorelli e conta com apoio financeiro da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Com o auxílio concedido foi possível construir 4 instalações rurais em madeira de reflorestamento e cobertas com diferentes tipos de materiais de cobertura, entre eles: telha de barro, telha de barro pintada de branco, telha de cimento reforçada com fibras sintéticas (Brasilit®) e telha reciclada à base de embalagens longa vida, fabricada pela empresa IBAPLAC-Ibaté/SP.
Com a finalização do projeto, será possível indicar para os produtores rurais da região Oeste Paulista o material de cobertura mais indicado para cada tipo de criação animal. Segundo Fiorelli, "o desenvolvimento da linha de pesquisa - Construções Rurais e Ambiência - no Campus de Dracena é importante, pois já está possibilitando a formação dos alunos apoiada na pesquisa, fator essencial para garantir qualidade aos futuros zootecnistas formados pela Unesp de Dracena".
Além do setor zootécnico foi adquirido por meio do respectivo projeto, uma mini-estação meteorológica que fornece dados diários de temperatura, umidade relativa do ar, precipitação e velocidade do vento. Dados estes que já estão contribuindo com os produtores rurais da região de Dracena. Maiores informações sobre os dados climatológicos podem ser obtidas pelo site: http://www.dracena.unesp.br/estacao/index.php