Notícia

Visão Notícias

Projeto propõe usar tecnologia para identificar universitários com perfil depressivo

Publicado em 29 maio 2021

Iniciativa utiliza processamento de língua natural (PLN) para análise de textos publicados em redes sociais.

Com objetivo de oferecer apoio e buscar uma compreensão mais abrangente da saúde mental de estudantes universitários, pesquisadores das áreas de computação, medicina e psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) iniciaram um projeto de pesquisa que busca mesclar diferentes áreas do conhecimento e tecnologias para apoio ao diagnóstico e tratamento de pessoas com possível perfil depressivo.

A iniciativa, financiada pela FAPESP, utiliza processamento de língua natural (PLN) para análise de textos publicados em redes sociais, articulado à computação vestível, na forma de relógios com sensores de sinais fisiológicos. O objetivo é contribuir para identificação precoce e intervenção rápida em casos de possíveis transtornos de saúde mental.

A primeira etapa da iniciativa, cuja duração prevista é de dois anos, envolve a criação de um modelo computacional apelidado de Amigo Virtual Especializado (Amive). O Amive terá um perfil em rede social, cujos amigos serão estudantes universitários participantes da pesquisa.

Pesquisadores interessados em integrar a equipe do projeto podem entrar em contato pelo e-mail vania@dc.ufscar.br.