Notícia

Abrelivros - Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares

Projeto promove o compartilhamento de materiais para ensino de ciências

Publicado em 26 outubro 2021

Agência FAPESP – Com a intenção de potencializar a educação científica, fortalecer a cultura da divulgação científica e atender a demandas de escolas e outros espaços educativos do Grande ABC, um grupo de professores e estudantes da Universidade Federal do ABC (UFABC) criou o projeto “Democratizando Saberes: produção e curadoria de material didático para o ensino de ciências”.

A ideia foi criar um espaço para o compartilhamento de conteúdo de ensino científico, além de desenvolver ações de empréstimo, realização de oficinas pedagógicas, impressões de jogos e afins.

Interessados em colaborar devem preencher formulário disponível no site do projeto ou entrar em contato pelo e-mail materiaisdidaticos.ufabc@gmail.com.

Outra iniciativa de divulgação científica apoiada pela UFABC é o projeto “Algas por Elas”, desenvolvido por quatro ficólogas brasileiras de instituições de ensino e pesquisa da Bahia, do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Além de atuar no combate à desinformação e sensibilizar a população sobre a importância e a aplicação das algas no nosso cotidiano, o “Algas por Elas” promove a atuação e a produção feminina na área da ficologia, uma disciplina da botânica que se dedica ao estudo científico das algas. O grupo elabora materiais de ensino e divulgação em linguagem acessível, em diferentes formatos, a fim de reduzir as distâncias entre a comunidade acadêmica e a sociedade.

Mais informações sobre o projeto “Algas por Elas” estão disponíveis no Instagram, Facebook e blog da iniciativa.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Tudo é Espanto Quimiweb