Tendo como base uma pesquisa divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz, constatando que "enquanto mais os adolescentes brasileiros ficam expostos às propagandas de cerveja, mais gostam delas e consomem álcool em maiores quantidades". Pensando nisto o vereador Olimpio Oliveira (PMDB) está apresentando na Câmara campinense Projeto de Lei que dispõe sobre a proibição da veiculação de propaganda de bebidas alcoólicas, inclusive de cervejas, nos abrigos de paradas de ônibus.
Em sua justificativa o vereador Olimpio Oliveira alerta para a constatação feita por pesquisadores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz, de que são preocupantes as descobertas que apontam para a criação de políticas públicas, no sentido de restringir e regulamentar a veiculação e o conteúdo das propagandas de bebidas alcoólicas.
A proposta que já tramita na Comissão de Redação e Justiça da Câmara, caso seja aprovada e sancionada pelo Executivo Municipal, além de proibir a instalação de propaganda de bebidas alcoólicas, nos abrigos de paradas de ônibus existentes na cidade de Campina Grande, também estabelecerá o prazo de 30 (trinta) dias, a partir da publicação da Lei, para a remoção das placas de publicidades já instaladas.
"Vivemos em uma sociedade em que a exposição de drogas licitas, a exemplo da Cerveja e do Cigarro, são veiculadas diuturnamente pelos veículos de comunicação, através de mídia paga. Nosso objetivo é tentar proteger o jovem, bem como o cidadão comum, que diariamente ao esperar um ônibus, fica exposto durante um bom tempo a um bombardeio de informações ilusórias, de que a bebida, caso consumida, emancipa e liberta o homem de seus problemas" alertou Olimpio Oliveira.
Redação iParaíba com Ascom