Notícia

Paraíba

Projeto proíbe propaganda de bebidas alcoólicas em paradas de Ônibus

Publicado em 17 novembro 2009

Tendo como base uma pesquisa divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz, constatando que "enquanto mais os adolescentes brasileiros ficam expostos às propagandas de cerveja, mais gostam delas e consomem álcool em maiores quantidades".

Pensando nisto o vereador Olimpio Oliveira (PMDB) esta apresentando na Câmara campinense Projeto de Lei que dispõe sobre a proibição da veiculação de propaganda de bebidas alcoólicas, inclusive de cervejas, nos abrigos de paradas de ônibus.

Em sua justificativa o vereador Olimpio Oliveira alerta para a constatação feita por pesquisadores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz, de que são preocupantes as descobertas que apontam para a criação de políticas públicas, no sentido de restringir e regulamentar a veiculação e o conteúdo das propagandas de bebidas alcoólicas.

A proposta que já tramita na Comissão de Redação e Justiça da Câmara, caso seja aprovada e sancionada pelo Executivo Municipal, além de proibir a instalação de propaganda de bebidas alcoólicas, nos abrigos de paradas de ônibus existentes na cidade de Campina Grande, também estabelecerá o prazo de 30 (trinta) dias, a partir da publicação da Lei, para a remoção das placas de publicidades já instaladas.

"Vivemos em uma sociedade em que a exposição de drogas licitas, a exemplo da Cerveja e do Cigarro, são veiculadas diuturnamente pelos veículos de comunicação, através de mídia paga. Nosso objetivo é tentar proteger o jovem, bem como o cidadão comum, que diariamente ao esperar um ônibus, fica exposto durante um bom tempo a um bombardeio de informações ilusórias, de que a bebida, caso consumida, emancipa e liberta o homem de seus problemas" alertou Olimpio Oliveira.