A União Europeia quer mudar o jeito como artigos científicos são publicados. O Plano S prevê que toda pesquisa financiada com dinheiro público tenha os resultados divulgados em revistas de acesso aberto, sem que a pessoa tenha que pagar por isso. O projeto é liderado pelos europeus, mas já ganhou apoio de agências de financiamento dos Estados Unidos, da China e da Índia.
Na Europa, 70 por cento da produção científica só pode ser vista se a pessoa pagar pelo acesso, e boa parte foi financiada por dinheiro público. O presidente da associação Science Europe – que tem desenvolvido os pontos do plano – Marc Schiltz quer mudar esse cenário. Ele diz que o objetivo do Plano S é retribuir o investimento à população:
http://www.bandnewsfm.com.br/wp-content/uploads/2019/02/PLANO-S-2702-A-OBJETIVO.mp3
Atualmente, as revistas científicas recebem artigos e publicam depois de revisar e adaptar o texto. Muitas das publicações estrangeiras cobram o pesquisador pra que ele coloque o artigo em acesso aberto no mesmo dia em que o texto é publicado.
O Plano S quer mudar isso, obrigando a editora a tornar público o texto assim que ele for publicado sem cobrar a taxa, que varia de acordo com a revista. O presidente da associação Science Europe Marc Schiltz diz que o modelo atual é ultrapassado:
http://www.bandnewsfm.com.br/wp-content/uploads/2019/02/PLANO-S-2702-B-EDITORAS.mp3
Esses serviços de revisão atualmente podem variar de 1.500 a 5 mil dólares por artigo. O Plano S quer estabelecer um teto pra esse gasto e também colocar isso na conta de agências ou universidades, e não pesquisadores individuais. Outra coisa importante é que quando um artigo é publicado em acesso fechado isso quer dizer que só assinantes podem ler o texto.
Então torná-lo aberto também vai mexer com o modelo de negócio de assinatura de revistas científicas, que muitas vezes é a principal fonte de renda da editora. Aqui no Brasil, a FAPESP – agência de financiamento no estado de São Paulo – tem um acervo que foi inclusive citado pelo Dr Marc Schiltz pela quantidade de artigos em acesso aberto.
O diretor científico da FAPESP, professor Carlos Henrique de Brito Cruz, diz que a instituição já trabalha com um modelo semelhante ao Plano S desde 2009:
http://www.bandnewsfm.com.br/wp-content/uploads/2019/02/PLANO-S-2702-C-BRASIL.mp3
Os detalhes do Plano S ainda estão em discussão, mas a ideia é que o projeto já comece a valer a partir de janeiro de 2020. A expectativa da Science Europe é que todos os pontos estejam finalizados até o meio deste ano.