Notícia

JC e-mail

Projeto internacional medirá poluição da área urbana de Manaus

Publicado em 14 fevereiro 2014

Por Raiza Lucena

Uma parceria entre Brasil e Estados Unidos investirá R$ 24 milhões para avançar na compreensão dos processos que produzem chuva na região dos trópicos úmidos e medir níveis de poluição na área urbana de Manaus. O Projeto Green Ocean Amazon (GOAmazon) produzirá novos conhecimentos científicos sobre a atmosfera, formação de nuvens e precipitação de chuva.

O lançamento do GOAmazon acontecerá na próxima terça-feira (18), às 19h, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI), parceiro do projeto. "Esse é um projeto extremamente ambicioso. Iremos conhecer melhor vários aspectos da interação entre a floresta e a atmosfera e obter informações mais precisas para serem usadas em outras pesquisas", disse o pesquisador responsável pelo GOAmazon no Inpa, Antonio Manzi.

No período de dois anos, a iniciativa pretende avançar nos conhecimentos científicos de como os processos superfície-atmosfera afetam a hidrologia e o clima tropical e como a poluição afeta o ciclo de nuvens em Manaus. A estrutura física do projeto é composta por 11 contêineres-laboratórios que estão em fase final de instalação, em um fazenda de Manacapuru, município a 68 quilômetros da capital do Amazonas.

O projeto GOAmazon ainda contribuirá com a formação de mestres, doutores e pós-doutores, brasileiros e norte-americanos. Financiam as pesquisas a Finep/MCTI, o Departamento de Energia dos Estados Unidos das Américas (DOE-EUA), Fundação Nacional de Ciências (NSF-EUA) e as fundações de Amparo à Pesquisa dos estado do Amazonas (Fapeam) e de São Paulo (Fapesp).

(Assessoria de Comunicação do Inpa)