Notícia

Prefeitura Municipal de São José dos Campos

Projeto inédito da Casa do Idoso faz avaliação da função pulmonar

Publicado em 22 junho 2016

Os frequentadores da Casa do Idoso estão participando de um projeto inédito, que prevê uma avaliação detalhada da função pulmonar e da força muscular respiratória por meio de exames de espirometria, oscilometria e manovacuometria.

Este projeto é uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, com o Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Imunologia Pulmonar e do Exercício, que realiza uma pesquisa financiada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Para participar deste projeto, o idoso precisa fazer inscrição na recepção da Casa do Idoso, informando-se sobre os dias e horários em que os testes serão realizados. A avaliação começou na semana passada, pela Casa do Idoso Sul, e depois será estendida para as demais unidades.

A espirometria é o exame clássico para avaliar a função pulmonar, podendo revelar alterações de obstrução ou restrição dos pulmões, sendo imprescindível para o diagnóstico e acompanhamento de doenças pulmonares como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), enfisema pulmonar, entre outras.

A oscilometria é um exame refinado que permite avaliar o grau de rigidez (resistência) dos brônquicos (vias aéreas) e também dos pulmões. Esse exame é capaz de detectar alterações pulmonares de maneira precoce, mesmo quando ainda não foram detectadas alterações na espirometria. É um exame que ainda não está disponível em todo o Vale do Paraíba.

Já a manocacuometria é um exame pelo qual é possível avaliar a força da musculatura respiratória nas suas duas fases, inspiratória (quando é puxado o ar para dentro dos pulmões) e expiratória (quando se solta o ar dos pulmões).

O teste também identificará a interferência da obesidade na função pulmonar, e avaliará a composição corporal, pelo peso, altura e do exame de bioimpedância, que aponta o quanto uma pessoa tem de massa magra, massa gorda e água. A avaliação é gratuita e será disponibilizada para todos os idosos que participarem do projeto.