Projeto que envolve as três universidades estaduais paulistas — Unicamp, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) — em parceria com o Ministério Público de São Paulo (MPSP), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPESP), pretende fazer um amplo diagnóstico da realidade da educação de crianças e adolescentes em territórios rurais do estado de São Paulo.
Coordenado pela professora Fabiana de Cássia Rodrigues, da Faculdade de Educação da Unicamp, o projeto sistematizará informações sobre a oferta e a demanda da educação das crianças e adolescentes nesses territórios.
Serão levantados dados primários e secundários. Os dados primários serão produzidos por meio de questionários enviados às secretarias municipais e estadual de educação de todos os municípios do estado. Também haverá a realização de escutas junto aos sujeitos sociais dos territórios rurais e a gestores educacionais em todo o estado.
Os dados secundários serão tratados a partir, especialmente, do censo escolar produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
“Esperamos construir um conjunto de informações e um Atlas sobre a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio nos territórios rurais no estado de São Paulo”, explica a professora.
“Pretendemos que esse material forneça subsídios para agentes públicos e educacionais na busca das mais efetivas e melhores formas de atendimento ao direito educacional das crianças que vivem em áreas rurais”, acrescentou ela.
Para a professora, a ideia é aprimorar os entendimentos sobre as relações campo-cidade e evidenciar as demandas da zona rural que, segundo ela, acabaram silenciadas pelo padrão urbano.
“Esse padrão, fortemente disseminado, por vezes desconsidera particularidades, por exemplo, de pequenos municípios que possuem intensa ruralidade, ou ainda, municípios que, embora inseridos em regiões metropolitanas, também possuem características marcadamente vinculadas às atividades agrícolas ou agropecuárias”, pondera a professora.
A professora explica que o projeto pretende, também, ampliar a pauta da Educação das crianças e adolescentes dos territórios rurais na agenda de trabalho do Ministério Público do Estado de São Paulo.
O projeto foi chamado de Direitos à educação em territórios rurais do Estado de São Paulo: subsídios para as ações do Ministério Público Paulista. Além da coordenação da professora Fabiana Rodrigues, conta com as participações de dois pesquisadores associados — a professora Ana Paula Soares da Silva, da USP, e o professor José Gilberto de Souza, da Unesp — e com bolsistas de apoio técnico, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos.
(Com informações da Unicamp)