DCI

Projeto espalha cartazes sobre genética em metrô e escolas

Publicado em 21 agosto 2014

Por C8

SÃO PAULO - Com o objetivo de despertar o interesse da população sobre temas relacionados a genética, o Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CPGH-Cel), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) financiados pela Fapesp, espalhou cartazes em todas as estações do metrô de São Paulo com curiosidades sobre as semelhanças genéticas entre os humanos e outros seres. A ação integra o projeto Semear Ciência e apresenta, de forma simplificada, informações sobre a evolução das espécies.

Segundo Eliana Dessen, pesquisadora do CPGH-Cel, a ideia é fortalecer uma das missões dos Cepids nas áreas da educação e da difusão do conhecimento científico. "Além do desenvolvimento de pesquisa e da transferência de tecnologia, os Cepids têm a responsabilidade de difundir a ciência, que é também uma necessidade do universo acadêmico com a população. Com o projeto, pretendemos motivar as pessoas a se interessarem por aspectos da ciência que promovam valores importantes, como o respeito pela biodiversidade", disse.

As mensagens apresentam a porcentagem da semelhança genética entre seres humanos e um chimpanzé (96%), entre seres humanos e uma mosca (60%) e entre seres humanos e um grão de arroz (11%). Na primeira etapa da ação foram impressos 34.500 exemplares dos três cartazes da campanha, distribuídos entre as estações de metrô da capital paulista e em alguns ônibus e pontos que servem a região do ABC e da capital. Também foi iniciada campanha com as escolas da rede pública de ensino médio do estado, que receberam cartazes e terão treinamento para a utilização das informações com os alunos.

Um hot site foi criado para explicar aos mais curiosos como os estudos dessas comparações foram feitos e os impactos desse conhecimento no tratamento de doenças. O biólogo Rodrigo Mendes, que participou da idealização do projeto, conta que a ideia é fazer com que a curiosidade leve a um aprofundamento das informações. "No metrô, é pouco provável que se consiga dar a devida atenção à complexidade do assunto. Para levar a uma leitura mais aprofundada, pensamos em painéis com perguntas simples que remetessem a um site. O QR Code permite acessar o site no smartphone e ler mais durante a viagem", explicou.

O código pode ser lido por aplicativos de celulares e tablets, que acessam instantaneamente o hot site com informações mais detalhadas das pesquisas que levaram às mensagens dos cartazes. Para desenvolver o conteúdo, o Cepid realizou pesquisas na literatura científica e entrevistas com pesquisadores do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP).

Segundo Dessen, observou-se um acréscimo nos acessos ao site após a veiculação dos cartazes em determinados pontos. "No dia seguinte ao início da campanha em ônibus que atendem a região de São Bernardo do Campo e Santo André, percebemos um aumento nas visitações registradas na região do ABC paulista e assim foi com outras regiões".

Multiplicação

O CPGH-Cel já trabalha em novos projetos de difusão. "A ideia é realizar duas campanhas como essa por ano. A próxima já está sendo desenvolvida", contou Dessen. Com o título provisório "É genético?", a ação deve apresentar à população algumas características do comportamento humano e explicar suas origens genéticas.

Até o fim do ano, será criada uma nova série de cartazes abordando características relacionadas à sexualidade, à inteligência e ao alcoolismo. "São assuntos polêmicos que são tratados em diferentes âmbitos da sociedade. Nossa intenção é fazer com que, por meio da curiosidade, a população se aproprie dessas discussões com informações científicas confiáveis", explicou.

AGÊNCIAS