Notícia

JC e-mail

Projeto Engajamento Público em Nanotecnologia

Publicado em 16 abril 2007

Rede quer produzir programa sobre Nanotecnologia e implicações sociais das novas tecnologias

Leia íntegra do comunicado:

"O edital MCT/CNPq Nº 12/2006 — Seleção Pública para Apoio a Projetos de Difusão e Popularização da C&T — é uma ação do governo federal orientada ao desenvolvimento, ampliação e estruturação da cultura científica através do fomento às iniciativas propostas para a divulgação do conhecimento científico e tecnológico que vêm sendo realizadas por meio de um número cada vez maior de universidades, centros e museus de ciência, institutos de pesquisas e organismos públicos.

É dentro deste enfoque de ampliação da cultura científica por intermédio da divulgação científica que a Rede de Pesquisa em Nanotecnologia Sociedade e Meio Ambiente — Renanosoma, tendo Paulo Roberto Martins como coordenador, em conjunto com instituições apoiadoras apresenta o projeto Engajamento Público em Nanotecnologia.

A divulgação científica deste projeto será baseada, fundamentalmente, na veiculação pela internet de programa semanal com, aproximadamente, uma hora de duração.

Os programas produzidos abordarão a temática nanotecnologia e pretendem explorar o universo de conhecimento dos pesquisadores, profissionais e ativistas relacionados ao tema.

Pretende-se ainda que os debatedores selecionados para a produção de cada programa estejam conectados a uma audiência pré-agendada, como, por exemplo, escolas do ensino médio, faculdades, sindicatos, associações empresariais, organizações não-governamentais, comunidade de base, assentamentos, etc.

Deseja-se criar interatividade entre debatedores e público conectado, e que haja ampla divulgação dos programas nos meios de comunicação, tendo em vista uma abrangência maior.

O projeto, hoje, está em andamento, em sua fase inicial. Neste momento, as prioridades recaem sobre as articulações entre os parceiros do projeto e entre a equipe técnica, tanto para definição do conteúdo editorial, como para a orientação da execução dos programas. Além do programa via internet, a fase inicial do projeto inclui a definição e a organização da informação que será disponibilizada através do site da Renanosoma (http://www.nanotecnologia.iv.fapesp.br)

O aporte maior oferecido pela Renanosoma e pelos apoiadores do projeto é no sentido de contribuir para a informação e sensibilização em relação à complexidade dos impactos sócio-econômicos, éticos e ambientais desencadeados com o surgimento da nanotecnologia, e sua inserção nas sociedades modernas, e, portanto, na vida cotidiana da população.

Por outro lado, espera-se contribuir para a formação do cidadão enquanto agente ativo no processo do desenvolvimento da nanotecnologia.

As discussões relativas à introdução de novas tecnologias e seus diversos impactos são de interesses da CUT, FBONGs e de seus associados, bem como, deste projeto de Engajamento Publico em Nanotecnologia.

Assim sendo, gostaríamos de contar com a participação da sua entidade, convidando-a a estar conectada a um de nossos programas semanais, em data previamente agendada.

Para que possamos planejar nossas atividades e para que sua entidade se programe para participar deste projeto, solicitamos que entre em contato com Paulo Roberto Martins, Coordenador da Renanosoma e Engajamento Público em Nanotecnologia (engajamentopublico.nano@gmail.com) ou pelo fone: 11 3767.4658, com prof. Paulo Martins ou Janaina Batini - Produção dos programas (DTI)"