Notícia

Blog do Thiago P. Cardoso

Projeto é referência no Brasil para as estruturas pré-moldadas

Publicado em 07 fevereiro 2020

O desenvolvimento da construção civil sempre passa pela forte atuação de acadêmicos estudiosos em temas que desejam melhorar a qualidade dos materiais e a produtividade das obras, por exemplo. O Núcleo de Estudos e Tecnologia em Pré-Moldados de Concreto (NETPre) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é um exemplo disso. Criado em 2004, a partir do Programa FAPESP Jovem Pesquisador em Centros Emergentes com a premissa de promover a educação e uma maior integração das equipes por meio de pesquisas científicas e tecnológicas com os problemas reais do setor de pré-fabricados de concreto no Brasil, trazendo benefícios mútuos tanto para a universidade quanto para as empresas da construção civil.

A partir de um Convênio de Colaboração Tecnológica com a Associação Brasileira de Construção Industrializada de Concreto (ABCIC) em outubro de 2004, foi construído e inaugurado, já em 2005, um laboratório na UFSCar dedicado às Estruturas Pré-Moldadas. Este foi o primeiro laboratório do gênero no Brasil e, em 2016, foi criada a nova sede administrativa do projeto chamado NETPre, localizada em uma casa anexa ao laboratório. De acordo com a doutora Bruna Catoia, responsável técnico-estrutural do NETPre, desde sua criação, o projeto tem a missão de atuar no desenvolvimento de pesquisa científica e de tecnologia, na transferência tecnológica e na disseminação de conhecimento no campo dos sistemas construtivos pré-fabricados de concreto adaptados às condições nacionais, buscando a atualização e melhoria da normalização nacional, contribuindo para o avanço do conhecimento e para a disseminação do “concreto pré-moldado no Brasil, gerando impactos importantes tanto no estado de São Paulo quanto em outros estados e, assim, consolidando-se como um dos principais centros de referência sobre o concreto pré-moldado no Brasil”, aponta.

O que foi feito em 15 anos de projeto

Segundo o professor doutor Marcelo de Araújo Ferreira, coordenador do NETPre, ao longo dos 15 anos de sua existência, muitas pesquisas foram desenvolvidas, tanto de iniciação científica como de mestrado e doutorado, além de atividade de extensão em assessoria técnica e diversos trabalhos técnicos, o NETPre se tornou referência no Brasil para as estruturas pré-moldadas, com pesquisas pioneiras no estudo de estabilidade global de estruturas com ligações semirrígidas, no estudo de ligações viga-pilar e no estudo de lajes alveolares protendidas, sendo que parte dos resultados destas pesquisas já foi incorporada em normas da ABNT. “Desde então, o grupo foi responsável pela expansão das pesquisas relacionadas às ligações pré-moldadas e às lajes alveolares no Brasil”, aponta. Os pesquisadores do NETPre possuem várias publicações em congressos nacionais e internacionais, bem como em periódicos, relatórios de pesquisa e relatórios técnicos. “A qualidade da pesquisa tem sido reconhecida através de prêmios no Brasil e na Inglaterra”, complementa.

Ainda, de acordo com o professor, o NETPre seguirá contribuindo nas revisões e melhorias das normas da ABNT, de forma a transferir o conhecimento obtido com o desenvolvimento das pesquisas em estruturas pré-moldadas. “Em termos de pesquisa acadêmica, pretende-se dar enfoque ao estudo de sistemas pré-fabricados com aplicação em edificações residenciais, evidenciando as áreas onde o pré-moldado poderá avançar”, destaca.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Mapa da Obra - Votorantim