Notícia

Jornal da Unicamp online

Projeto do IG dá origem a parceria entre Sabesp e Fapesp

Publicado em 13 maio 2009

O projeto “Concepção, desenvolvimento e implantação de modelo de gestão de tecnologia e inovação na Sabesp”, desenvolvido por pesquisadores do Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi) do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp, coordenados pelo professor Sérgio Salles Filho, deu origem a um acordo de cooperação assinado terça-feira (12) entre a companhia e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O acordo prevê o desenvolvimento de pesquisas aplicadas no setor de recursos hídricos e saneamento. Para a parceria foram destinados R$ 50 milhões, dividido entre as duas instituições ao longo de cinco anos, para o financiamento de projetos elaborados por universidades e institutos de pesquisa paulistas e da companhia.

A proposta de parceria entre a companhia e a agência de fomento foi submetida pela equipe do Geopi à Fapesp dentro do Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (Pite), destinado ao financiamento de pesquisas em instituições acadêmicas ou institutos de pesquisa, desenvolvidos em cooperação com pesquisadores de centros de empresas localizadas no Brasil ou no exterior. “Ao desenvolver o trabalho de prospecção solicitado pela Sabesp para implantação de um modelo estratégico de gestão de tecnologia e inovação na companhia, inserimos também um projeto de fortalecimento de cooperação, e o Pite foi uma das propostas”, diz a gerente executiva projeto na Unicamp, Adriana Bin, professora da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade, em Limeira. O projeto surgiu como apoio ao planejamento da área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Sabesp, segundo Adriana. O Pite, de acordo com a professora, permitiu colocar em prática o projeto de desenvolvimento de avanços de pesquisas de interesse da Sabesp, entre eles o acordo assinado terça-feira. “Além de identificar temas de interesse para desenvolvimento tecnológico, acabamos estudando uma forma de fortalecer esforços de cooperação”, acrescenta Adriana.

O trabalho desenvolvido para a Sabesp tem entre seus componentes traçar uma radiografia da inovação na Sabesp, uma prospecção tecnológica, apresentar uma estruturação da área de pesquisa, identificar aspectos importantes para desenvolvimento tecnológico e inovação da companhia, apresentar uma política corporativa de propriedade intelectual e financiamento a pesquisa e inovação; modelo de gestão de parcerias e redes de pesquisa e inovação.