Notícia

A Folha (São Carlos, SP)

Projeto desenvolvido em São Carlos atua na geração de renda para moradores do bairro Jardim Gonzaga e região

Publicado em 19 novembro 2008

Um projeto desenvolvido no bairro Jardim Gonzaga e entorno tem como princípio básico criar oportunidades de geração de renda a partir de atividades baseadas na Economia Solidária. O trabalho atua em territórios que apresentam um alto índice de pessoas com baixa renda, capacitando-as para o trabalho e desenvolvendo a região. As ações são promovidas pela Incubadora Regional de Cooperativas Populares (Incoop) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), por meio de um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Para apresentar os resultados obtidos na primeira etapa do projeto e apontar os objetivos de continuidade para a segunda fase das ações, a Incoop promove amanhã, dia 19, um evento, gratuito, aberto aos participantes de empreendimentos solidários e demais interessados pelo tema. O "I Seminário de Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial - Jardim Gonzaga e entorno: consolidação de parcerias e perspectivas" acontece a partir das 13h30, no Centro Público de Economia Solidária, que fica na rua José Bonifácio, 885, no Centro. Outras informações podem ser obtidas também pelo telefone (16) 3351-8701.

O conceito de Economia Solidária está relacionado a um conjunto de práticas fundadas em relações de colaboração solidária, inspiradas por valores culturais que entendem o ser humano como sujeito e finalidade da atividade econômica, ao invés da acumulação privada de riqueza e de capital. Com base neste princípio, a Incoop busca promover a capacitação dos moradores da região do Jardim Gonzaga de São Carlos para atuarem em cooperativas populares autogestionárias. "A proposta valoriza o Movimento da Economia Solidária, preocupando-se com o desenvolvimento da região na qual a cooperativa se encontra, bem como o seu entorno", afirma Maria Zanin, coordenadora da Incoop e do projeto. Ela explica que a atuação da Incubadora consiste na intervenção, produção do conhecimento e formação de estudantes e outros profissionais interessados na temática. O projeto desenvolvido é chamado de "Proposição de diretrizes para políticas públicas em Economia Solidária como condição de desenvolvimento de território urbano; caso Jd. Gonzaga e entorno - São Carlos (SP)". Zanin considera que o trabalho trata da economia solidária e do desenvolvimento territorial de maneira conjunta. "Constituimos no território alvo uma rede de empreendimento de economia solidária para atendimento prioritário às necessidades da população local, de forma sustentável, com geração de renda, via trabalho coletivo, para pelo menos um membro de cada família dos bairros", explica a coordenadora do projeto.